Vacinação contra meningite para profissionais de saúde no Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou a liberação da vacina antimeningocócica ACWY para profissionais de saúde a partir desta quinta-feira (26). A iniciativa tem como objetivo utilizar as 11 mil doses remanescentes do imunizante, cuja validade se estende até o final de janeiro de 2025.
Imunização contra a meningite
A vacina antimeningocócica ACWY oferece proteção contra quatro sorotipos da doença meningocócica bacteriana: A, C, W e Y. Normalmente, a imunização é realizada em dose única em crianças e adolescentes com idades entre 11 e 14 anos. Além disso, indivíduos que vivem com HIV e os transplantados também são recomendados a receber a vacina.
Justificativa da liberação
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a liberação da vacina para todos os profissionais de saúde é uma exceção, dada a quantidade de doses que estão prestes a vencer. “Esta é uma vacina de muito difícil acesso, então, o momento de vacinar é agora. Esta é a grande oportunidade de conseguir tal proteção”, declarou.
Sintomas da meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro, podendo ser causada por vírus, fungos, bactérias ou outros agentes infecciosos. Os sintomas mais comuns da doença incluem febre, dor de cabeça, vômito, rigidez no pescoço, sangramentos sob a pele e convulsões. A doença pode evoluir rapidamente e, ao perceber qualquer um desses sinais, recomenda-se buscar atendimento em uma unidade de emergência.
Onde e quando se vacinar
A vacinação estará disponível enquanto houver estoque das doses nas 239 unidades de Atenção Primária na cidade. O horário de atendimento para a imunização é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.





