O prefeito Sergio Vidigal (PDT) iniciou uma significativa reestruturação na administração pública da Serra ao publicar um decreto que culminou na exoneração em massa de secretários municipais e 800 servidores comissionados. As informações sobre esses desligamentos foram oficialmente divulgadas no Diário Oficial nesta segunda-feira, dia 30.
Impacto da exoneração em massa
Essa exoneração em massa é uma prática comum, especialmente em períodos de transição de governo. O objetivo é permitir que o novo gestor, que assumirá o cargo em 1º de janeiro, possa contratar uma equipe conforme suas diretrizes e estratégias administrativas. A decisão, portanto, tem um caráter estratégico, visando uma gestão que reflita a nova administração.
Funcionamento das secretarias até a mudança
Embora o decreto tenha sido publicado nesta data, ele só será efetivo a partir de 1º de janeiro. Essa medida assegura a continuidade dos serviços prestados pelas secretarias e órgãos municipais até o término do atual mandato, garantindo que a população não seja afetada pela mudança abrupta.
Principais exonerações na gestão
A lista dos servidores exonerados é extensa e inclui todos os secretários municipais, entre os quais se destacam:
– Claudio Denicoli, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
– Iranilson Casado, Secretário de Governo.
– Enivaldo Dias, Secretário de Serviços.
Além destes, todos os gerentes das unidades de saúde da Serra e outros servidores dos postos de saúde também foram dispensados, o que poderá impactar a administração da saúde local.
Cenário futuro e possíveis retornos
Ainda não há confirmação sobre quais secretários da gestão atual poderão ser reconduzidos na nova administração do prefeito eleito, Weverson Meireles (PDT). Durante sua campanha, Meireles destacou que pretende realizar mudanças no secretariado, preservando, no entanto, alguns nomes técnicos que possam colaborar de maneira eficaz com a nova gestão.
Com uma abordagem focada na renovação segura, o prefeito eleito pretende implementar uma administração que reflita seu “próprio DNA”. O anúncio oficial da nova equipe deve ocorrer em breve, dando início a uma nova fase na administração da Serra.







