Anora sempre esteve presente na atual “temporada de premiações”, que se inicia nos festivais de cinema em setembro e culmina no Oscar em março. Ao longo desse período, as apostas sobre o filme vencedor do Oscar 2025 mudaram diversas vezes. Inicialmente, muitos apostavam em Wicked ou em Um Completo Desconhecido, mas agora Anora retoma sua posição de destaque. O filme de Sean Baker, estrelado por Mikey Madison, conquistou os prêmios do PGA e DGA, importantes troféus atribuídos pelos sindicatos de produtores e diretores, solidificando-se como o grande favorito na corrida pelo Oscar.
Um dos aspectos mais surpreendentes dessa trajetória é que Anora saiu do Globo de Ouro sem prêmios, embora tenha vencido como Melhor Filme no Critics Choice Awards. A vitória em duas importantes premiações trouxe nova vida à sua candidatura, especialmente se o filme conseguir um prêmio no SAG Awards, onde sua vitória poderá consolidar ainda mais sua liderança.
Embora o cenário atual pareça favorável a Anora, ele gerou algumas controvérsias. O filme não conseguiu se destacar em alguns eventos preliminares, como os Gotham Awards, o que fez crescer a percepção de que poderia ser esquecido nas premiações. Contudo, não podemos desconsiderar seu sucesso no Festival de Cannes, onde foi agraciado com a Palma de Ouro em 2024, o que, historicamente, é um indicador positivo para a corrida do Oscar. Vale ressaltar que, nos últimos anos, muitos dos indicados a Melhor Filme começaram sua jornada no festival francês.
O burburinho recente na premiação, especialmente após a divulgação das indicações, gerou uma mudança na percepção pública sobre as chances de Anora. Outros filmes como Um Completo Desconhecido ganharam destaque, especialmente devido à aclamada campanha de Timothée Chalamet, que pode destacar-se como Melhor Ator. No entanto, o verdadeiro jogo continua, e as polêmicas que surgiram ao redor do filme de Baker e de sua protagonista, Mikey Madison, influenciam a dinâmica da competição.
Anora, apesar de não contar com estrelas do cinema ou um grande nome à frente, destaca-se pelo seu enredo envolvente e mensagem impactante. O filme foi bem recebido pela crítica e pelas audiências em todo o mundo. Se vencer o Oscar, representará uma mudança significativa na maneira como a Academia reconhece obras que, apesar de não estarem ligadas a grandes produções, possuem um impecável mérito cinematográfico. O sentimento é que Anora não só é um forte candidato, mas talvez o Melhor Filme.







