Com a presença de políticos, autoridades, servidores públicos e representantes da sociedade civil, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) deu início ao ano legislativo em uma sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (4). O plenário Dirceu Cardoso ficou lotado, refletindo a importância do evento.
O presidente reeleito da Ales, deputado Marcelo Santos (União), ressaltou a harmonia entre os poderes no Estado, destacando a necessidade de manter a independência. Ele agradeceu a presença das autoridades e a confiança depositada pelos colegas deputados.
Compromisso com o diálogo
Marcelo Santos reiterou seu compromisso com o diálogo como ferramenta fundamental para alcançar consensos e benefícios para o Espírito Santo. “Mostramos ao Brasil que o diálogo institucional é sinônimo de maturidade”, afirmou.
Ele enfatizou que, acima de qualquer cadeira de poder, estão os interesses do povo capixaba. Em um momento em que o Brasil busca reforçar suas instituições democráticas, o Espírito Santo se destaca pela maturidade política e pelo diálogo.
Transformação do Estado
O presidente da Ales lembrou que, ao assumir seu primeiro mandato em 2003, o Estado vivia um cenário bem diferente do atual. “Transformamos o Espírito Santo de um estado esquecido em um que é referência nacional”, destacou. Ele citou o maior orçamento da história do Estado, superando R$ 30 bilhões, com quase um terço destinado a investimentos, resultado de gestão competente e respeito mútuo entre poderes.
Compromisso com o desenvolvimento econômico
Marcelo Santos fez questão de assegurar que o Poder Legislativo do Espírito Santo não será um impedimento ao desenvolvimento econômico do Estado. “Contem com a Assembleia Legislativa!”, enfatizou, reforçando que a maturidade institucional possibilitou importantes entregas.
Protagonismo legislativo
O deputado destacou as mudanças significativas na Assembleia, que, no passado, era vista com desconfiança pela população. Hoje, a Ales é a primeira assembleia do Brasil a ter processos 100% digitais e é signatária dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Ales também se destaca por sua transparência, recebendo o selo diamante da Atricon.
“Nosso maior orgulho é o resgate do protagonismo legislativo. Somos parte do sucesso do Espírito Santo”, concluiu Marcelo Santos.
Mesa de honra
A mesa de honra contou com a presença do 1º secretário Hudson Leal (Republicanos), a 2ª secretária Janete de Sá (PSB), entre outros vices e secretários da Mesa Diretora. Também estavam presentes o governador Renato Casagrande (PSB), o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e representantes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Educação, destacando a importância do encontro para o futuro do Estado.







