O Ministério da Saúde autorizou a ampliação da faixa etária das vacinas contra a dengue, entretanto, pelo menos 11 capitais decidiram não adotar essa mudança e continuarão com o esquema prioritário de vacinação. As cidades que manterão a faixa etária restrita são: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, São Paulo, Salvador e Vitória.
Justificativas para a não ampliação
As prefeituras e o Distrito Federal alegam que não há doses prestes a vencer nas próximas semanas. Por isso, a vacinação se concentrará em adolescentes de 10 a 14 anos nessas capitais.
Enquanto isso, o Rio de Janeiro já ampliou a faixa etária para vacinação e atualmente está imunizando jovens de 10 a 16 anos.
Atualização sobre a vacinação em diferentes capitais
Em Porto Velho, todas as doses recebidas já foram aplicadas. A prefeitura informou que a situação de falta de vacinas foi comunicada ao Ministério da Saúde, que prometeu o reabastecimento em breve.
Aracaju tem um estoque reduzido, com aproximadamente 800 doses restantes, mas já aplicou 19.488 doses, com uma cobertura de 69,9% da primeira dose. Vitória, no Espírito Santo, superou 66% na imunização da primeira etapa, enquanto em Belém apenas 10,63% do público-alvo recebeu a primeira dose.
O esquema de vacinação contra a dengue requer a aplicação de duas doses, com intervalo de três meses. Essa é uma etapa que tem apresentado dificuldades em várias capitais. Em Salvador, mais de 95 mil vacinas foram administradas, mas menos de 27 mil crianças e adolescentes completaram o esquema, representando apenas 12% do público-alvo.
Natal enfrenta uma realidade similar, com quase 20 mil pessoas recebendo a primeira dose, mas mais de 10 mil não comparecendo para a segunda. Belo Horizonte também apresenta desafios, com mais de 100 mil primeiras doses aplicadas e menos de 37 mil segundas doses, resultando em uma cobertura de 45% para a primeira e 16,35% para a segunda.
A situação em Recife é preocupante, com uma cobertura de apenas 24,8% na primeira dose e 6,5% no esquema completo. Nas duas maiores cidades, os números são semelhantes. No Rio de Janeiro, cerca de 240 mil doses foram aplicadas, mas apenas 68 mil jovens estão completamente imunizados (20% do público-alvo). Em São Paulo, mais de 274 mil primeiras doses foram aplicadas, atingindo 40,91% da meta, mas menos de 140 mil pessoas completaram o esquema vacinal.
Essas informações demonstram a necessidade de um esforço conjunto para aumentar a cobertura vacinal contra a dengue e garantir a saúde da população.







