Após bloquear transferência do jogador ao Santos, clube carioca divulgou nota oficial sobre o caso na noite de terça-feira cobrando pagamento dos colorados
Após travar a ida de Thiago Maia para o Santos, o Flamengo também elevou o tom das cobranças ao Inter. Em uma nota oficial divulgada em seu site na noite desta terça-feira, o clube carioca cobra os dirigentes colorados pelos valores atrasados pela compra de 50% dos direitos do volante, no ano passado. O texto foi publicado apenas algumas horas após o Inter lamentar, também em nota, a forma de “condução do processo pelas demais partes envolvidas”.
Quando contratou o jogador, o Inter prometeu pagar os 4 milhões de euros em parcelas. Porém, “até o momento, o Sport Club Internacional não cumpriu os prazos estabelecidos e deixou de honrar seus compromissos financeiros”, afirma a nota. O texto também ressalta que o clube “formalizou, em novembro de 2024, uma cobrança oficial junto à Comissão Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, sem que tenha obtido, até agora, um posicionamento do órgão”.
Os dirigentes colorados não negam a pendência, mas lembram que o Inter também é credor de outros clubes. Eles ressaltam que a dívida será acertada em breve, sem falar em prazos.
Thiago Maia foi contratado pelo Inter no ano passado e se tornou titular em seguida. No início deste ano, porém, foi seduzido por uma proposta para voltar à Vila Belmiro. Entre os colorados e os santistas, a transferência do jogador foi acertada, mas o Flamengo exigiu garantias de que o Santos pagaria a dívida deixada pelo Inter. O clube paulista, porém, não conseguiu esses documentos.
Por isso, o jogador voltou ao Inter. Em nota divulgada na tarde desta terça-feira, o Colorado afirmou que Thiago Maia, que “forçou” a sua saída para o Santos, “retomará suas atividades no clube e, após o período ausente dos treinamentos regulares, seguirá rotina específica antes de estar novamente à disposição”. A nota também fala que “o assunto será tratado internamente, conforme os procedimentos estabelecidos pelo Departamento de Futebol”, deixando evidente a insatisfação do clube com a postura do atleta.
Leia abaixo a íntegra da nota do Flamengo:
“Diante das recentes notícias sobre o atleta Thiago Maia, o Clube de Regatas do Flamengo esclarece que o jogador foi transferido em março de 2024, por meio de um contrato que estabelecia obrigações financeiras claras, incluindo um cronograma de pagamentos previamente acordado e homologado pelas partes.
No entanto, até o momento, o Sport Club Internacional não cumpriu os prazos estabelecidos e deixou de honrar seus compromissos financeiros. Em razão disso, o Flamengo formalizou, em novembro de 2024, uma cobrança oficial junto à Comissão Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, sem que tenha obtido, até agora, um posicionamento do órgão.
O Flamengo reafirma seu compromisso com a integridade e a segurança jurídica em suas negociações e, por essa razão, passará a exigir, em futuras transações, pagamentos à vista ou garantias fiduciárias para mitigar riscos.
Além disso, o clube reforça a necessidade de maior rigor na aplicação de sanções a quem descumpre compromissos contratuais, uma questão recorrente no futebol brasileiro. Casos semelhantes, como o do Cuiabá Esporte Clube envolvendo o zagueiro Joaquim, evidenciam a urgência de medidas mais efetivas para garantir o cumprimento dos acordos firmados. Solidário ao time do Centro-Oeste e a todos os outros que passam pela mesma situação, o Flamengo seguirá adotando todas as providências legais cabíveis para resguardar seus direitos e assegurar o cumprimento de seus contratos.”







