As pessoas que desejam participar gratuitamente da edição de 2025 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e que faltaram às provas no ano passado devem justificar sua ausência a partir de segunda-feira, 17 de março. O prazo para essa justificativa se encerra em 28 de março.
O novo edital do Encceja, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estabelece esse prazo. O Encceja é gratuito para quem compareceu às edições anteriores ou para aqueles que conseguiram justificar suas faltas.
Os resultados das solicitações de justificativa estarão disponíveis em 7 de abril. Caso o participante não justifique sua ausência ou a justificativa seja negada, será necessário ressarcir uma taxa de R$ 40. O boleto, gerado durante o processo de inscrição, deverá ser pago até 7 de maio.
Encceja: um exame para todos
O Encceja visa atestar as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. Para participar, é necessário ter pelo menos 15 anos completos na data do exame para as provas do ensino fundamental, e 18 anos completos para as provas do ensino médio. Importante destacar que quem tem mais de 18 anos pode buscar diretamente a certificação do ensino médio, sem a necessidade do certificado do ensino fundamental.
Próxima edição do Encceja
As provas da edição nacional do Encceja 2025 estão agendadas para o dia 3 de agosto, e serão realizadas em todos os estados e no Distrito Federal. Embora seja aplicado anualmente pelo Inep, as secretarias estaduais de Educação e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia são responsáveis pela emissão dos certificados e declarações de proficiência.
Como se inscrever e inclusão
Os interessados em participar do exame 2025 devem realizar a inscrição no Sistema Encceja entre 21 de abril e 2 de maio. Aqueles que necessitam de atendimento especializado devem informar sua condição no momento da inscrição. Entre as condições que justificam atendimento especializado estão baixa visão, cegueira, deficiências físicas, auditivas, intelectuais, dislexia e transtorno do espectro autista. Para quem tem diabetes, haverá uma nova opção de identificação na inscrição, que deverá ser validada com laudo médico.
É importante também que qualquer pessoa que desejem utilizar o nome social durante o exame se cadastre na Receita Federal e assinale essa opção na inscrição. O nome social será utilizado em todos os documentos e materiais administrativos relacionados ao Encceja Nacional 2025.
Materiais de apoio
Para auxiliar na preparação para as provas, o Inep disponibiliza material de estudo gratuito tanto para professores quanto para estudantes que buscam o certificado do ensino fundamental ou médio. Adicionalmente, é possível estudar com provas de edições anteriores.







