Professores de matemática do ensino médio em todo o Brasil têm a oportunidade de participar da segunda edição da Olimpíada de Professores de Matemática (OPMBr). Essa competição tem como objetivo avaliar práticas docentes, conhecimentos matemáticos e didáticos, e premiará dez educadores na categoria ouro, que receberão como prêmio uma viagem a Xangai, na China, para intercâmbio cultural e formação em escolas locais. As inscrições estão abertas desde 1º de março.
Origem da Olimpíada
A OPMBr foi idealizada por uma turma de veteranos do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), que buscava formas de melhorar os níveis de conhecimento básico em matemática no Brasil. Apesar de sua excelência em disciplinas matemáticas, o país enfrenta desafios, como evidenciado pelos baixos resultados em exames internacionais. No último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), o Brasil conquistou a 65ª posição entre 81 países em matemática.
Fases da Competição
Os professores inscritos participarão de uma avaliação online em junho. Os classificados deverão enviar um vídeo demonstrando suas metodologias e experiências em sala de aula, com avaliações programadas para agosto. A última fase inclui entrevistas com o Conselho Acadêmico da olimpíada, que ocorrerão em setembro. Os vencedores serão divulgados em novembro, e o intercâmbio na China terá início em abril de 2026.
Importância da OPMBr
Jaqueline Mesquita, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, destacou a importância da competição para reconhecer tanto o conteúdo trabalhado quanto a metodologia de ensino. O evento também busca mapear as desigualdades regionais no ensino de matemática, proporcionando dados que podem ser utilizados para desenvolver políticas públicas mais eficazes na área.
História de um Vencedor
Um dos vencedores da última edição, Rubens Lopes Netto, iniciou sua trajetória na matemática em casa, com apoio de seu pai, e atuou como professor em áreas rurais antes de se tornar um educador de ensino médio. Rubens alcançou reconhecimento por seu trabalho em escolas do Maranhão, obtendo resultados notáveis nas provas do Saeb e do Seama. Sua experiência na China, onde visitou escolas e observou metodologias de ensino, o inspirou a implementar mudanças em sua prática pedagógica, oferecendo formação a outros professores no estado.
Conclusão
A OPMBr não apenas valoriza os educadores de matemática, mas também promove uma troca cultural e a formação continuada, contribuindo para a evolução do ensino da matemática no Brasil. A iniciativa é uma oportunidade valiosa para os professores aperfeiçoarem suas habilidades e expandirem suas perspectivas educacionais.







