O polo comercial estava fechado desde 2002, quando foi atingido por um incêndio. As obras foram entregues em julho de 2024 pela Prefeitura de Vitória,
O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), concessionária que administra o mercado, esclareceu que foram necessários ajustes arquitetônicos e burocráticos para que as lojas começassem a funcionar, e por isso foram registrados atrasos.
As obras custaram mais de R$ 10 milhões aos cofres públicos. Segundo a prefeitura, o prédio histórico de 1926 e tombado, em 1983, pelo Conselho Estadual de Cultura, foi concebido como parte do programa de construção e remodelação da capital.
O Mercado da Capixaba vai funcionar de segunda à sexta das 10h às 18h, aos sábados de 9h ás 14h e no domingo apenas a área de alimentação vai abrir.
Artesanato e muito mais
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Além das quatro lojas inauguradas, o espaço deve contar com sorveterias, bares, lanchonetes, bistrôs, cafeterias, pastelarias, confeitarias, produtos hortifruti, laticínios, doces, galeria de arte, livraria ou sebo, souvenirs e floricultura.
Desafios e Ajustes Operacionais
O diretor-presidente da CDTIV garante que tem acompanhado de perto o processo de concessão do Mercado da Capixaba e está ciente do atraso na abertura dos módulos comerciais. A concessionária, o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), foi notificada sobre o descumprimento do cronograma e apresentou uma justificativa para o atraso. Após a análise da situação, a CDTIV estabeleceu um novo prazo: até a segunda quinzena de janeiro de 2025 para que pelo menos seis módulos sejam abertos ao público.
O Mercado da Capixaba passou por uma reforma que envolveu investimentos de R$ 10 milhões, com o objetivo de revitalizar o espaço e torná-lo novamente utilizável. No entanto, como explica Marcus Gregório, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), as lojas precisam fazer ajustes específicos para atender às exigências operacionais. “Agora, cada loja tem que fazer suas adequações, e elas estão tomando mais tempo do que o esperado”.
O novo centro gastronômico e cultural
Com a revitalização, o Mercado da Capixaba agora conta com 18 módulos que variam entre 23 e 103 metros quadrados. Desses, 16 serão ocupados por estabelecimentos que vão desde lojas de artesanato até cafeterias, livrarias e lanchonetes, com foco na cultura e gastronomia capixaba. Os outros dois módulos serão destinados a atividades administrativas.
Além dos espaços comerciais, o mercado contará com um pátio interno, que será utilizado para eventos culturais, como exposições e shows. A expectativa é isso contribuirá para a revitalização do Centro Histórico de Vitória e para o fortalecimento da economia local.