Linhares passou a oferecer cirurgias oftalmológicas de catarata à população, diminuindo a sobrecarga sobre a cidade de Baixo Guandu, que concentrava os procedimentos do tipo nas regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as intervenções, agora, também são realizadas no HGL – Hospital Geral de Linhares – pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a Sesa, na última sexta-feira (25) e no sábado (26), foram realizados 360 atendimentos, que incluíram cirurgias de facoemulsificação — para tratamento de catarata — além de exames como Biometria e Microscopia. O serviço é oferecido pelo Estado com parceria da Prefeitura de Linhares.
“Agora, os linharenses e moradores dos municípios do entorno não precisarão mais se deslocar até Baixo Guandu para procedimentos oftalmológicos. Facilitamos o acesso e melhoramos a qualidade de vida dessas pessoas”, disse Kamila Roldi, superintendente regional de Saúde de Colatina.De acordo a Sesa, as cirurgias oftalmológicas no HGL integram a estratégia do Governo do Estado de ampliar o acesso à saúde especializada no interior do Espírito Santo.







