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Capixaba Repórter
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Novo terminal portuário para exportação de petróleo será construído no Espírito Santo com investimento de R$ 340 milhões

adm rodrigo por adm rodrigo
21 de maio de 2025
em Economia
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O Espírito Santo vai ampliar sua infraestrutura para exportação de petróleo com a implantação de um novo terminal portuário em Vitória. Trata-se do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole, voltado para operações no modelo ship to ship — transferência de petróleo diretamente entre navios, em alto-mar. O projeto, que será o primeiro desse tipo no estado, representa um investimento de aproximadamente R$ 340 milhões e será realizado pela Blue Terminals, empresa do grupo Zmax.

A estrutura será instalada no Porto de Praia Mole, no Complexo de Tubarão, em uma área administrada pela concessionária Vports. A expectativa é que o terminal movimente até 14 milhões de toneladas de petróleo por ano — cerca de 100 milhões de barris — e que esteja preparado para receber embarcações do tipo VLCC (Very Large Crude Carrier), as maiores da categoria para transporte de petróleo.

Obra começa em 2026 e operação deve iniciar em 2027

De acordo com o diretor executivo da Blue Terminals, Bruno Fardin, os processos de licenciamento ambiental e operacional estão em andamento. A previsão é que as obras comecem em agosto de 2026, após a liberação dos órgãos reguladores, e que o terminal entre em operação no segundo semestre de 2027.

— É uma grande oportunidade de termos, no Espírito Santo, uma infraestrutura complementar às já existentes nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Somos hoje o terceiro maior produtor de petróleo do país, mas grande parte do que é extraído daqui é exportada por outros estados. Esse terminal vai reposicionar o Espírito Santo na rota internacional do petróleo — afirmou Fardin.

R$ 80 milhões em royalties por ano

A operação do novo terminal deverá gerar cerca de R$ 80 milhões por ano em royalties de petróleo, com base em projeções de volume e preços médios de 2023. A distribuição será feita entre os municípios de Vitória (40%), Serra (30%) e Vila Velha (30%).

Além dos royalties, a estimativa é que o terminal injete aproximadamente R$ 270 milhões por ano na economia capixaba, somando arrecadação, geração de empregos e movimentação de serviços.

— Uma das diretrizes do nosso contrato de concessão é fomentar novos negócios nos portos que administramos. A parceria com a Blue Terminals representa um passo importante para o fortalecimento da atividade portuária e do desenvolvimento econômico do Espírito Santo — destacou o presidente da Vports, Gustavo Serrão. Um memorando de entendimento entre as duas empresas já foi assinado.

Potencial logístico do Espírito Santo

O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou o potencial estratégico do Espírito Santo para a logística portuária e comemorou a chegada do novo investimento.

— Recebemos esse projeto com entusiasmo. O Brasil caminha para produzir 5 milhões de barris de petróleo por dia, mas ainda carece de infraestrutura portuária compatível com esse volume. O Espírito Santo tem uma vocação natural para a logística, e esse terminal vai gerar empregos, movimentar uma área atualmente ociosa e ampliar a arrecadação dos municípios — afirmou Ferraço.

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