Promovendo a sustentabilidade a partir da valorização de resíduos recicláveis e do fortalecimento da economia circular, a cidade de Vitória lançou, na manhã desta quinta-feira (29), o projeto EcoVidro.
A iniciativa prevê a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o descarte adequado de embalagens de vidro em áreas estratégicas da capital, como praias, orlas e locais de grande circulação de pessoas.
O lançamento ocorreu na sede da Central de Serviços, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, profissionais da Central de Serviços, e dos parceiros do projeto: Instituto Marca e a Massfix Recicladora de Vidros.
“Vitória segue investindo em ações inovadoras e responsáveis para transformar resíduos em oportunidades. Com o EcoVidro, damos mais um passo importante no cuidado com o meio ambiente e na construção de uma cidade mais limpa, consciente e comprometida com o futuro”, destaca o prefeito Lorenzo Pazolini.
O primeiro equipamento será instalado hoje, na Ilha das Caieiras – Orla de São Pedro – e já poderá ser utilizado a partir desta tarde, por moradores, famílias e turistas. Outros 13 PEVs para o descarte exclusivo de vidro também serão instalados em áreas estratégicas da capital.
Solução responsável
A proposta do EcoVidro é oferecer uma solução prática, acessível e ambientalmente responsável para o descarte exclusivo do vidro, um material que, se descartado de forma inadequada, ou jogado na natureza, pode levar até 1 milhão de anos para se decompor. A cada 6 toneladas de vidro, 1 tonelada de redução de CO2.
“Na cadeia da economia circular, a reciclagem tem um papel superimportante. Os resíduos, como o vidro, são beneficiados e transformados novamente em produtos”, explica Mirela Souto, presidente do Instituto Marca.