A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Barra de São Francisco divulgou nesta quinta-feira (12) a quantidade de atendimentos realizados por especialidades, nas unidades de saúde do municipio, casa da gestante, no programa de atendimento integral à saúde do idoso (Avivar) e na clínica municipal de fisioterapia em maio de 2025, além das viagens realizadas pelo setor de transportes e as ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Ao todo foram realizados 12606 procedimentos de saúde em toda a rede municipal de saúde. Os números demonstram o compromisso da administração com a saúde da população, que segue trabalhando para manter a qualidade do serviço prestado a todos que procuram atendimentos de saúde no município.
Confira abaixo a relação das consultas de especialidades atendidas no mês de maio:
Ginecologista: 21 consultas
Clínico: 247 consultas
Urologista: 49 consultas
Pediatra: 23 consultas
Fonoaudiólogo: 26 consultas
Psicóloga: 24 consultas
Nutricionista: 22 consultas
Oftalmologista: 527 consultas
Ultrassom: 117 consultas
Total: 1056 consultas com médicos especialistas
Os atendimentos médicos e de enfermagem nas Estratégias de Saúde da Família (ESF – Unidades Básicas de Saúde) dos bairros e distritos também foram bem procurados no mês de maio e o fechou com um total de 3579 atendimentos médicos e 2939 de enfermagem.
Abaixo a relação dos atendimentos médicos e de enfermagem em cada Estratégias de Saúde da Família de cada bairro e distrito no mês de maio de 2025:
Estratégia de Saúde da Família do Bambé e Campo Novo: 412 atendimentos médicos e 186 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família do Colina: 405 atendimentos médicos e 179 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família de Cachoeirinha de Itaúnas: 575 atendimentos médicos 248 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família de Vila Paulista: 229 atendimentos médicos e 415 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família de Paulista – Assentamento: 202 atendimentos médicos e 397 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família de Vila Luciene: 197 atendimentos médicos e 33 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família de Santo Antônio: 135 atendimentos médicos e 33 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família de Irmãos Fernandes: 306 atendimentos médicos e 720 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família de Vila Vicente: 652 atendimentos médicos e 185 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família de Monte Sinai: 100 atendimentos médicos e 32 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família de Vargem Alegre:
442 atendimentos médicos e 173 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família do Centro e Vila Gonçalves: 196 atendimentos médicos e 225 de enfermagem;
Estratégia de Saúde da Família de Vila Landinha: 133 atendimentos médicos e 113 de enfermagem;
Total: 3579 atendimentos médicos e 2939 de enfermagem.
Casa da Gestante
A Casa da Gestante, da Prefeitura de Barra de São Francisco, realizou 629 atendimentos no mês de maio, entre consultas e exames.
Entre os atendimentos estão 159 atendimentos com a Técnica de Enfermagem Queila Eugênia de Oliveira, 159 atendimentos de Enfermagem com Matheus Schneider de Oliveira, 97 consultas médicas com Dr. Ângelo Paglioni Viana, 78 consultas médicas com Dr. Rubermário Diniz de Oliveira, 5 atendimentos de consulta nutricional com a Heloisa Moraes, além de 125 autorizações de exames laboratoriais e 6 de exames especializados.
Programa de Atendimento Integral a Saúde do Idoso – Avivar
Voltado para o atendimento integral à saúde do idoso, o Projeto Avivar contabiliza números expressivos de atendimentos e atividades. Ao todo já foram realizados 2122 procedimentos, entre atendimentos e atividades em maio 2025.
O Projeto Avivar tem desempenhado um papel fundamental na qualidade de vida dos idosos do município. Só em maio deste ano, foram promovidas diversas atividades, incluindo 3 rodas de conversa, sendo duas na sede do Projeto Avivar com participação de 144 idosos ao todo e outra no interior do município, na sede do distrito de Cachoeirinha, com a presença de 20 idosos.
O incentivo à prática de atividades físicas também se destacou no período. Foram realizadas sessões de ginástica, aeróbica e zumba em diferentes locais, como a Escola João Bastos, Praça Central Arlindo Pinto e diversos bairros e distritos como: Cachoeirinha de Itaúnas, Clube Rei Pelé, Vila Luciene, Praça Floro Lima em Vila Landinha, Córrego do Itá e Vargem Alegre, totalizando 29 sessões e somando 636 participações de idosos nas atividades.
A hidroginástica também teve grande adesão, com 185 idosos ativos em 12 aulas ministradas no Clube Vale do Sol. Foram realizadas ainda um total de 2000 sessões de atividades na academia, com a adesão de 100 idosos no mês de maio deste ano.
No âmbito dos atendimentos individuais, o projeto registrou 25 consultas médicas, 43 atendimentos psicológicos e 10 atendimentos nutricionais no mês de maio, reforçando o compromisso com a assistência integral à saúde do idoso.
Clínica Municipal de Fisioterapia
A Clínica Municipal de Fisioterapia, que conta com cinco fisioterapeutas e um massoterapeuta, realizou em maio 1827 atendimentos, distribuídos da seguinte forma:
Ao todo, foram 1213 sessões na Clínica Municipal, 39 sessões de fisioterapias em domicílio, além de 183 sessões de massoterapia e 392 aferições de pressão.
Setor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde
O setor de transporte realizou 318 viagens, atendendo 3284 pacientes durante todo o mês de maio de 2025 e elas foram realizadas por veículos de empresas terceirizadas e da própria secretaria de saúde. Conforme registradas, a empresa P1 realizou 192 viagens com um total de 1594 pacientes e a empresa Transvel realizou 22 viagens com 688 pacientes, além das viagens realizadas pela própria prefeitura, que registrou 104 viagens com 1002 pacientes, no mês de maio deste ano.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
O SAMU de Barra de São Francisco atendeu 136 ocorrências no mês de maio de 2025
Com a divulgação dos atendimentos realizados por diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Barra de São Francisco reafirma seu compromisso com a transparência de suas ações e com a qualidade dos serviços de saúde prestado à população.