O QUE ACONTECEU?
O Fluminense venceu a Inter de Milão por 2 a 0 nas oitavas de final do Mundial de Clubes da Fifa, quebrando um tabu de quase 13 anos em mata-matas contra europeus e garantindo vaga nas quartas. Thiago Silva, zagueiro titular e capitão da equipe, foi um dos destaques dentro e fora de campo, culminando em sua quarta vitória em sete jogos contra a Inter. O Tricolor passou 90 minutos sem sofrer gols do atual vice-campeão da UEFA Champions League, com o camisa 4 ganhando destaque nos noticiários do mundo da bola.
O CONTEXTO
Segundo jogador mais experiente do elenco, com 40 anos — atrás apenas do goleiro Fábio, de 44—, o ex-defensor de Chelsea, Milan e PSG tem sido um dos pilares da equipe carioca na Copa do Mundo de Clubes. No entanto, seu protagonismo não se limitou às quatro linhas. Durante a pausa para hidratação no segundo tempo, quando o placar ainda marcava 1 a 0 para o Flu, Thiago Silva sugeriu uma mudança tática no time, discutida e acatada pelos jogadores e pelo técnico Renato Gaúcho.
O QUE THIAGO SILVA DISSE?
A transmissão da partida filmava o momento em que Renato Gaúcho passava instruções aos jogadores, quando Thiago Silva interfere e sugere: “Vamos fazer 5-4-1, deixa ele (Arias) na frente, o Everaldo consegue ali. Ele (Arias) está cansado para marcar lá. Ele (Everaldo) faz.”
Em seguida, Renato questiona “quem vai pegar o lateral direito lá?”. Prontamente, Lima se dispõe, e Thiago completa: “O Lima pega fora, beleza?”.
VOCÊ SABIA?
Poupado do empate por 0 a 0 contra o Mamelodi Sundowns, na última rodada da fase de grupos, devido a uma dor muscular, Thiago Silva teve mais uma atuação de destaque nos números defensivos diante da Inter. Ele recebeu a quarta melhor nota do Sofascore na partida (7,3), atrás de Arias, Fábio e Ignácio, e empatado com Germán Cano, Nicolò Barella e Lautaro Martínez.
Os números defensivos do zagueiro impressionaram: teve 100% de aproveitamento nos duelos (3/3), foi o líder em cortes (8) e o segundo com mais ações defensivas (13). Além disso, não cometeu nenhuma falta e não sofreu nenhum drible.
 
	    	 
		    






