O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) do Espírito Santo promoveu na manhã desta terça-feira, 1° inspeções nas principais pontes de Colatina.
A fiscalização foi para verificar as condições de segurança e manutenção, em especial da Ponte Florentino Avidos, após imagens exibidas nas redes sociais feita por pescador, revelando pilares desgastados e ferros retorcidos.
Um relatório será elaborado após o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) enviar o projeto da ponte. A comitiva de engenheiros antecipou que ‘não há risco iminente’, uma vez que essa pilastra em questão não é mais utilizada como parte da estrutura da ponte.
O engenheiro Giuliano Batisti disse que novos reforços estruturais foram feitos na última reforma, garantido a segurança da Florentino Avidos, sobre o Rio Doce ligando o centro ao Norte da cidade.
Já engenheiro Geraldo Sisquini notou que novas ancoragens reforçaram o vão central, aumentando a segurança do piso da ponte. Os inspetores do Crea reforçam que não foi notada ‘irregularidades na estrutura da Florentino Avidos, mas que necessita de manutenção”.
A Florentino Avidos começou a ser construída em 1926 e foi concluída em 1928 como ponte ferroviária. A ferrovia não deu certo e a ponte serviu com travessia do desenvolvimento do Norte do Espírito Santo. A ponte foi reformada pelo DER-ES há cerca de 10 anos. Os pilares foram reforçados com tubos metálicos que ‘encamisam’ as estacas. As passarelas de pedestres foram ampliadas. O pilar em questão é antigo e não faz parte da sustentação da ponte, concluiu a inspeção. A passarela da velha ponte de ferro da Avenida Rio Doce precisa ser reformada. A ponte do Fontenelli a 30 km do centro de Colatina, hoje interditada ao tráfego pesado também foi vistoriada.