A Estação Cidadania-Esporte, localizada em Nova Brasília, foi palco, nesta quinta-feira (31), da primeira rodada das disputas dos Jogos Estudantis do Município de Cariacica (JEMC) 2025. Acompanhados de uma torcida bem animada, times de futsal de sete escolas deram início à progamação do JEMC 2025 e deram um show em quadra durante as partidas. Os jogos, realizados pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), vão receber ainda mais de 250 estudantes e 36 escolas da rede municipal de ensino.
“Os Jogos Escolares Municipais são uma oportunidade incrível para nossos estudantes mostrarem seu talento e dedicação. Estamos orgulhosos com a animação dos alunos”, disse a secretária de Educação do município, Luzian Belisario.
No primeiro dia participaram estudantes da categoria sub-15 e os resultados das competições realizadas na manhã de quinta (31) foram os seguintes: Euvira Benedita 0 x 4 Afonso Schwab (masc); Teotônio Brandão 2 x 0 Rosa Maria Reis (masc); Valdici Alves 0 x 3 Teotônio Brandão (fem) e Augusto Luciano (fem) 1 x 1 Padre Anthonius (fem), que venceu nos pênaltis ficando, portanto, o placar 1 x 2.
Gabriel dos Santos, da escola Afonso Schwab, que venceu a partida por 4 a 0 contra a escola Euvira Benedita, ficou animado com o resultado. “Nós nos preparamos muito para esse campeonato. Estamos muito felizes com esse resultado, sabemos da capacidade que temos e esperamos ganhar os próximos jogos”, disse.
Entre as modalidades esportivas estão futsal, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo e xadrez. Nicole Santos, atleta da Emef Padre Anthonius Lute, destacou a importância dos jogos. “Isso distrai muito a gente e nos tira dos nossos dias normais escolares, incentivando a atividade física”, contou.
O objetivo do evento é oportunizar aos alunos vivências em atividades desportivas que favoreçam à integração e à socialização. ”Esse movimento dos jogos escolares é fundamental, porque muitos desses meninos não têm essa vivência. Apesar do esporte ser bem difundido, a competição ainda pesa um pouco para eles, pois ficam bem ansiosos. Então, isso é importante para que eles possam ver fora do ambiente tradicional como funciona uma competição e aprendam a se comportar diante dessas situações”, destacou o professor da Emef Teotônio Brandão, Douglas Marinho, que garantiu a vitória da equipe masculina nos jogos contra a Emef Rosa Maria Reis e, equipe feminina, contra a Emef Valdici Alves Baier.
Os jogos estão sendo realizados na Estação Cidadania-Esporte, no Parque O Cravo e a Rosa, em Nova Brasília.