No dia 23 de agosto, às 17h30, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) sobe ao palco junto ao tradicional Grupo Caxambu Santa Cruz, oriundo da comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. O espetáculo será realizado na Praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, e é parte do Encontro do Patrimônio Vivo Capixaba.
Sob a regência do maestro Helder Trefzger e com arranjos de Paulo Raposo, o concerto celebra a diversidade cultural capixaba. Trata-se de um momento de encontro entre diferentes expressões artísticas — eruditas e populares — num abraço simbólico à identidade cultural do Espírito Santo.
O Caxambu Santa Cruz leva em seu repertório uma tradição ancestral que remonta a meados de 1850, quando pessoas escravizadas fugiram da Fazenda Boa Esperança e fundaram o Quilombo Monte Alegre. Desde então, a família Adão mantém viva essa cultura de resistência — com danças, cantos e celebrações, como a festa Raiar da Liberdade, preservada até hoje e reconhecida como Patrimônio Cultural capixaba.