O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), avançou em duas frentes políticas em Brasília nesta quarta-feira (27), reforçando sua articulação para disputar o Governo do Espírito Santo em 2026. Em um gesto estratégico, sinalizou a entrada no Progressistas (PP) e assegurou o apoio nacional da federação Solidariedade/PRD.
No encontro realizado no gabinete do deputado federal e presidente estadual do PP, Da Vitória, Arnaldinho destacou a importância do União Progressista, maior federação partidária do país, e ressaltou a representatividade capixaba no grupo. O alinhamento amplia sua base de sustentação política em todas as regiões do Estado.
“Admiro e respeito a força do União Progressista, que no Espírito Santo é liderada por Da Vitória, Evair e Marcelo, grandes amigos com quem estou dialogando sobre o futuro. A história do nosso Estado sempre foi construída com diálogo, espírito republicano e convergência de ideias. Esse é o caminho que acredito e quero seguir. Estou muito animado em unir forças para que possamos fazer o Espírito Santo avançar ainda mais”, declarou Arnaldinho.

Da Vitória também destacou a relevância do movimento. Em entrevista, afirmou que “Arnaldinho chega no PP por cima” e que a filiação será oficializada no momento adequado. “Arnaldinho está decidido a estar nesse movimento junto conosco. A estrada já está pavimentada para ele aqui \[no PP]. Isso é uma questão de tempo. Com respeito ao tempo e diálogo, poderemos ter um processo eleitoral muito mais seguro”, disse.
Ainda pela manhã, o prefeito garantiu o apoio da federação Solidariedade/PRD em reunião conduzida pelo presidente Ovasco Resende. O encontro contou com a presença dos presidentes nacionais Paulinho da Força (Solidariedade) e Marcus Vinícius Ferreira (PRD), além de lideranças locais, como o presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD). A federação já confirmou que participará de um ato no Espírito Santo para oficializar a aliança.
Arnaldinho tem até abril de 2026 para definir seu destino partidário. Até lá, segue no comando da Prefeitura de Vila Velha, em diálogo com lideranças políticas e setores da sociedade, com a proposta de apresentar uma alternativa de renovação e de mudança geracional para os capixabas.







