A exposição Línguas africanas que fazem o Brasil estreia no próximo dia 9 de setembro, às 19h, no Palácio Anchieta, em Vitória. A mostra celebra a profunda influência das línguas africanas — como iorubá, ewe-fon e as do grupo banto — sobre o português falado no Brasil e suas expressões culturais. A entrada é gratuita e aberta a todos.
Com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, a exposição apresenta uma série de instalações interativas, videoinstalações, esculturas, filmes e registros históricos que destacam como essas línguas ajudaram a moldar nosso vocabulário, pronúncia e manifestações artísticas. A mostra chega ao Espírito Santo como primeira edição itinerante do Museu da Língua Portuguesa, agora enriquecida com obras de artistas locais: Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz.
A visitação segue até 14 de dezembro, de terça a sexta, das 8h às 18h, e fins de semana e feriados, das 9h às 16h. O público contará com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, tradução em Libras e acessibilidade motora.
Entre as peças da mostra, brilham produções audiovisuais, símbolos adinkra (escrita visual do povo Ashanti), búzios, turbantes e grafias do centro da África. Palavras de origem africana, como marimbondo, dendê, canjica, minhoca e caçula, são realçadas em instâncias artísticas como resultado da criatividade de Rick Rodrigues, que costurou esses termos em bastidores de madeira, elevando-os à condição de arte.
Claudia Afonso, diretora do Museu Vale, reforça que a exposição oferece uma experiência única ao público capixaba:
“Essa exposição valoriza a diversidade e reconhece a força das raízes africanas na formação do Brasil. É uma forma de ampliar o acesso a uma experiência cultural marcada pela ancestralidade.”
A iniciativa é do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa (São Paulo), com apoio da Secult-ES, patrocínio da Vale e realização do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço
* Exposição: Línguas africanas que fazem o Brasil – Itinerância Espírito Santo
* Abertura: 9 de setembro de 2025, às 19h
* Visitação: de 10 de setembro a 14 de dezembro
* Terça a sexta: 8h às 18h
* Sábados, domingos e feriados: 9h às 16h
* Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, s/n – Centro, Vitória (ES)
* Entrada gratuita e classificação livre
* Para escolas: agendamento de visitas educativas pelos telefones (27) 3636-1031 / 3636-1032 ou pelo e-mail [[email protected]](mailto:[email protected])