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Professor brasileiro perde 21% do tempo de aula para manter a disciplina

Levantamento mostra que a indisciplina em sala tem impacto direto na aprendizagem e no bem-estar dos docentes

Redação por Redação
7 de outubro de 2025
em Educação
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Um estudo internacional revelou que professores brasileiros dedicam cerca de 21% do tempo de aula apenas para restabelecer a ordem e lidar com comportamentos inadequados dos alunos. O dado mostra que o país está entre os que mais perdem tempo letivo com questões de disciplina.

De acordo com a pesquisa, essa perda de tempo reduz significativamente o período dedicado ao conteúdo pedagógico, comprometendo a qualidade do ensino. Além disso, a necessidade constante de controle de comportamento tem provocado sobrecarga emocional e desgaste entre os profissionais da educação.

O levantamento também aponta que as condições de trabalho, a falta de apoio psicológico e o grande número de alunos por turma estão entre os principais fatores que agravam o problema.

Especialistas defendem que políticas públicas voltadas à valorização docente e à melhoria do ambiente escolar são essenciais para reduzir a indisciplina e permitir que o professor concentre seus esforços no ensino e na aprendizagem.

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