Capixabas começam a disputar, nesta segunda-feira em Natal (RN), os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), considerada a competição mais importante do calendário universitário nacional. A delegação do Espírito Santo conta com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que viabilizou transporte para atletas e paratletas de alto rendimento.
Após seis anos sem sediar no Nordeste, o JUBs reúne mais de três mil competidores de todo o país que disputarão em 22 modalidades, como futsal, vôlei, basquete, natação, artes marciais, xadrez, tiro com arco e esportes eletrônicos.
O Espírito Santo participa com 169 atletas e 26 integrantes da comissão técnica e de apoio. Estarão presentes representantes de mais de dez instituições de ensino superior, como Ufes, UVV, Multivix, Faesa, Estácio de Sá, Unisales, FDV, entre outras.
A expectativa da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec) é que o estado alcance 20 medalhas — superando o desempenho de 19 medalhas conquistadas em Brasília, na edição anterior.
Os jogos vão até o dia 19 de outubro em Natal.