O governo federal anunciou que aplicativos e jogos eletrônicos também passarão a receber classificação indicativa, medida que já era aplicada a filmes, séries e programas de TV. A portaria, assinada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também cria uma nova faixa etária: 6 anos.
A atualização do sistema de classificação leva em conta os riscos ligados à interação digital. Serão analisados fatores como contato com desconhecidos, possibilidade de compras não autorizadas, uso de inteligência artificial e exposição a conteúdos sensíveis.
De acordo com o Ministério da Justiça, a iniciativa busca oferecer mais segurança para crianças e adolescentes no ambiente online, orientando pais e responsáveis sobre o tipo de conteúdo acessado pelos jovens.
O governo também apresentou novas ações voltadas à proteção da infância e da adolescência, incluindo o fortalecimento de canais de denúncia, prioridade para investigações de crimes contra menores e o lançamento do programa “Crescer em Paz”, que reúne medidas de prevenção e apoio às famílias.
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil