A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realizará uma audiência nesta segunda-feira (20) com dois ex-dirigentes para apurar possíveis irregularidades. Estão convocados Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), e Tonia Andrea Inocentini Galleti, que integrava o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).
Felipe Macedo deverá explicar movimentações financeiras suspeitas da associação, que teriam ultrapassado 1,1 bilhão de reais entre 2022 e 2024, segundo a investigação. Os recursos teriam sido obtidos por meio de descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas.
Tonia Galleti será questionada sobre sua atuação no CNPS e os motivos pelos quais não teria denunciado convênios assinados entre associações ou sindicatos e o INSS, conhecidos como Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), durante o período em que integrou o conselho.
A audiência acontecerá a partir das 16h, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado, e permitirá a participação interativa do público e dos parlamentares, como parte da investigação sobre irregularidades na concessão e gestão de benefícios previdenciários.
Foto: Lula Marques/ Agência Braasil