O projeto socioesportivo “Todos pela Natação: Só para elas” foi contemplado na Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba do Governo do Espírito Santo com o auxílio da Ativo Consultoria e agora participou do Programa Blitz Social, também da consultoria.
A iniciativa chega à sua segunda temporada, dessa vez, com foco em Ongs regularizadas, cujos projetos estão aptos a captar recursos, mas encontram dificuldades. No entanto, a apresentação bem-sucedida do projeto “Todos pela Natação”, teve o intuito de motivar outras ONGs que ainda não conseguiram sucesso com patrocinadores.
De acordo com o levantamento realizado pela Ativo Consultoria em 2025, 61% dos projetos que tentaram captação de recursos de empresas, não tiveram resultados positivos.
Mas, o projeto “Todos pela Natação: Só para elas”, é um case de sucesso. Por meio das orientações da Ativo, responsável pelos trâmites de aprovação do Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba do Governo do Espírito Santo, a Ong se habilitou para captar recursos e cresceu.
O objetivo inicialmente era prevenir situações de afogamento e com o passar do tempo percebeu resultados que foram além, como aumentar a autoconfiança, fortalecer vínculos e até mesmo descobrir potenciais atletas. O projeto também tem parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
Atualmente 300 crianças e adolescentes, com faixa etária entre 6 e 17 anos, exclusivamente do sexo feminino são atendidas. As aulas começaram no mês de agosto e seguem até 30 de maio de 2026, no Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral. Neste mês foi realizada a entrega dos novos uniformes aos atletas.
Ana Cláudia Simões, idealizadora do projeto Blitz Social e empresária especialista no Terceiro Setor, ressalta que a iniciativa continua até dezembro de 2025, e visa oferecer uma hora de consultoria técnica de forma gratuita, além de dar visibilidade às ONGs contempladas, com divulgação de vídeo nas redes sociais e mídia tradicional. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone: (27) 99257-4774.
Ela explica que o projeto Blitz Social irá oferecer orientação às equipes das ONGs. “Um dos objetivos é auxiliar os gestores nas suas dificuldades, através de orientação técnica”, pontua Ana Cláudia Simões.







