Vitória alcançou uma retomada marcante na área de segurança pública. No ano de 2024, a cidade registrou 55 homicídios — uma queda de 35% em relação aos 85 casos de 2023, atingindo o menor índice dos últimos oito anos.
Os esforços se mantiveram em 2025, com dados que mostram uma queda contínua nos crimes violentos e períodos consideráveis sem assassinatos, reforçando a sensação de segurança para moradores e visitantes.
A reestruturação da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), com investimento em tecnologia, monitoramento com câmeras, uso de inteligência e integração com outras forças de segurança, é apontada como base para esses resultados. Também há valorização do efetivo, modernização dos equipamentos e ampliação da atuação preventiva.
Além disso, a estratégia de patrulhamento constante, ações em conjunto com educação, assistência social e políticas de inclusão ajudaram a consolidar o retorno da tranquilidade nas ruas da capital.
O novo cenário dá a Vitória uma oportunidade de retomar a normalidade, com mais mobilidade, convivência e sensação de segurança — trazendo impactos positivos no comércio, espaços públicos e no dia a dia da população.
Foto: Jansen Lube



