Um levantamento nacional revelou que a falta de tempo é o principal motivo que impede os brasileiros de consumirem mais cultura. Para um terço dos entrevistados, a rotina corrida dificulta a ida a cinemas, teatros, shows, museus e outras atividades culturais.
Outros fatores também aparecem entre os maiores obstáculos: parte dos participantes afirmou não ter interesse suficiente para buscar eventos culturais, enquanto uma parcela significativa apontou a limitação financeira como motivo para não frequentar esses espaços.
O estudo mostrou ainda que, mesmo com dificuldades, a música segue como a forma de consumo cultural mais presente no dia a dia das pessoas, seguida por filmes e séries. Já quando o assunto é participar de eventos presenciais, menos da metade dos entrevistados disse ter ido a algum tipo de programação cultural no mês anterior.
Para os pesquisadores, os resultados indicam a necessidade de ampliar alternativas de acesso — como programações em horários mais variados, preços acessíveis e atividades próximas às comunidades — para que mais pessoas possam participar da vida cultural do país.



