A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a proibição da comercialização de um perfume e de uma maquiagem capilar em todo o território nacional. A decisão também impede a produção, distribuição, divulgação e uso dos produtos, que estavam sendo vendidos sem o registro sanitário exigido pela legislação.
Foram atingidos pela medida a Deo Colônia Amantikir, fabricada pela Aon Indústria de Cosméticos Naturais Ltda., e a Maquiagem Capilar Mavi Pang Hair Shadow, de origem não identificada. A ausência de registro impede a comprovação de segurança, qualidade e eficácia dos itens.
De acordo com as normas sanitárias, cosméticos classificados como de maior risco precisam passar por avaliação e autorização prévia da Anvisa antes de serem colocados no mercado. A falta desse procedimento motivou a retirada imediata dos produtos.
A agência reforça que o registro é essencial para proteger a saúde dos consumidores e garantir que os produtos atendam aos padrões técnicos exigidos. A orientação é para que os consumidores sempre verifiquem se o cosmético possui autorização válida antes da compra.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil





