O governo do Estado divulgou, nesta segunda-feira (22), o edital de licitação para novas obras viárias. O documento detalha a implantação de 23 quilômetros de ciclovia na Rodovia do Sol. Trata-se de um dos maiores projetos de mobilidade do Espírito Santo.
O edital contempla o trecho entre o km 17, em Terra Vermelha, em Vila Velha, e o km 40, em Setiba, Guarapari. O investimento previsto pode chegar a R$ 72,8 milhões. Os projetos e as obras deverão ser realizados em até 24 meses.
Segundo a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o projeto segue padrões modernos de infraestrutura cicloviária. A proposta prioriza conforto, segurança e acessibilidade para os usuários. Também estão previstos pontos de apoio ao ciclista. O traçado inclui quatro travessias aéreas para ciclistas. Além disso, haverá a reurbanização da antiga praça de pedágio, em Guarapari.
O projeto integra a estratégia do Governo do Estado de promover uma mobilidade conectada, eficiente e sustentável. A expectativa é formar um corredor cicloviário contínuo. A estrutura deve se integrar à Ciclovia da Vida da Terceira Ponte. Também se conecta à ciclovia do Expresso GV. O traçado inclui ainda a Rodovia das Paneleiras e o Complexo Viário de Carapina. A proposta envolve ciclovias existentes nos municípios da Grande Vitória.
Para o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o projeto representa um avanço. A iniciativa reforça a forma como a mobilidade é pensada no Espírito Santo.
“Queremos ampliar a segurança e o conforto para quem utiliza a bicicleta, incentivar seu uso como meio de transporte no dia a dia e valorizar os espaços urbanos.”, destacou.





