A Prefeitura de Colatina deu mais um passo importante na modernização da mobilidade urbana e na proteção da população. Novas câmeras com tecnologia de videomonitoramento e cerco eletrônico já estão em funcionamento nas pontes do Irajá e Florentino Avidos. Os equipamentos, de alta precisão, fazem a leitura automática das placas dos veículos, permitindo o monitoramento em tempo real e a identificação de infrações.
A ação reforça a fiscalização em um momento crítico: o aumento da circulação de caminhões no centro da cidade, ocasionado pela interdição da ponte no km 82 da BR-259, em Baixo Guandu. Com mais veículos pesados acessando vias urbanas que não foram projetadas para esse tráfego, crescem os riscos para motoristas, ciclistas e pedestres, além do comprometimento da estrutura histórica das pontes.
“A instalação dessas câmeras é um passo necessário para garantir a segurança de todos. As pontes do Irajá e Florentino Avidos não suportam tráfego intenso de veículos pesados. Esse monitoramento vai coibir esse tipo de circulação e preservar nosso patrimônio urbano”, explica o Secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública de Colatina, Eliomar Dias.
Com o novo sistema, a Prefeitura passa a contar com um cerco eletrônico inteligente que analisa as imagens e possibilita a aplicação de multas em caso de infrações, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. Caminhões e carretas — especialmente os que transportam granito — devem utilizar a Segunda Ponte como rota obrigatória.