Na manhã desta quarta-feira (30), Vitória lançou o espaço físico do Laboratório Urbano Vivo de Vitória (LUV) junto a uma edição do programa Sandbox da capital. O evento foi realizado na Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).
O LUV é uma iniciativa desenvolvida por meio de parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Ikone Liga Social Global, Organização da Sociedade Civil (OSC) de referência em inovação e desenvolvimento sustentável. O objetivo é trazer um espaço de experimentação e cocriação de ideias e projetos inovadores para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Vitória.
Empreendedores, pesquisadores, gestores públicos e sociedade civil poderão interagir e propor o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e sustentáveis para a capital.

“Vitória já é a segunda capital mais inteligente do país, de acordo com a 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities, realizado pela Urban Systems em parceria com a Necta. Esse novo projeto estabelece um espaço para o desenvolvimento de soluções criativas, práticas e escaláveis para os desafios urbanos, que beneficiem toda a população. Reforçamos nosso compromisso com a transformação urbana sustentável, a promoção da transparência e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos, além de posicionar a capital capixaba como uma referência nacional em inovação e governança colaborativa”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
“A iniciativa da Secretaria de Gestão e Planejamento propõe enfrentar os desafios urbanos de forma criativa e inovadora, e tem como objetivo promover e incorporar a Inovação Aberta no âmbito do Governo Municipal, centrada no usuário e tendo a cidade de Vitória como ambiente para a experimentação de suas ações e projetos” destacou o secretário de Gestão e Planejamento, Regis Mattos.
O diretor do Laboratório Urbano Vivo, Caio Scheidegger, explicou que o LUV representa um marco transformador para a cidade, provocando a inovação para a implementação de soluções para os desafios urbanos e promovendo maior eficiência na gestão pública.
“Como iniciativa da Prefeitura em parceria com a Ikone Global, criamos um ambiente de experimentação onde todos podem testar e desenvolver tecnologias e políticas em contextos reais, com o cidadão em primeiro lugar, com uma tese de impacto, que transforma sonhos e desafios complexos em resultados concretos. Vitória, como uma das cidades mais inovadoras do Brasil, apresenta agora esse novo equipamento, o laboratório, em apoio ao Sandbox, para que empreendedores desenvolvam inovações com segurança jurídica e supervisão adequada. Atuando em cinco eixos estratégicos – desde soluções baseadas na natureza até transformação urbana – reforçando o potencial e a construção histórica de Vitória na vanguarda da inovação”, conta Caio.
O Laboratório é mais do que um projeto, é um convite para transformar Vitória em um lugar ainda mais humano, inovador e sustentável. Então, esse é o momento para todos que querem ajudar a criar soluções urbanas reais, conectar-se com gente diversa e criativa da área de inovação ou simplesmente participar de uma rede que deseja fazer Vitória brilhar como referência em inovação urbana.