A Feira dos Municípios começou com um espetáculo de sabor e cultura nesta sexta-feira (4) e quem deu o tom da abertura foi Cariacica. Conhecido como o maior produtor de banana orgânica da América Latina, o município levou para o evento o “Tombo do Doce de Banana”.
O momento mais esperado foi quando o doce, feito com cerca de 50 quilos de banana orgânica, foi virado, ainda quente, sobre folhas de bananeira. Depois, o público ainda teve a chance de provar a receita, que é natural, sem açúcar e muito saborosa.
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, a vice-prefeita Shymenne de Castro, além de secretários e outras autoridades, participaram do evento e acompanharam de perto o tombo do doce da banana.
“Estamos aqui hoje para prestigiar o tombo da banana e aproveitamos para destacar que Cariacica é o maior produtor de banana orgânica da América Latina. Além disso, temos também o nosso estande com o Mercado Municipal para divulgar as potências da cidade. Convidamos todos a conhecer nossa cidade e descobrir as nossas potencialidades”, disse Shymenne de Castro.
Entre os que acompanharam de perto o tombo, estava dona Zenir Rodrigues da Silva, moradora da Grande Vitória há quatro anos, que ficou encantada.
“É a primeira vez que vejo o tombo do doce da banana. Achei muito legal, emocionante o momento em que cai em cima da folha. O doce está uma delícia e ainda é muito saudável, sem açúcar”, disse ela.
A banana orgânica de Cariacica é um produto de destaque estadual. Mais de 50% do território do município está na zona rural, onde a produção é realizada com técnicas sustentáveis.
Parte da colheita abastece grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, além de fazer parte da alimentação escolar e das cestas verdes distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade, por meio dos CRAS.
E o estande de Cariacica não é só sabor: é também arte, memória e participação. No mesmo espaço, as estudantes Lunara Lucas, Alexia Regiane Alves e Emanuely Carvalho, vindas de Colatina, aproveitaram a programação interativa para colorir mini máscaras de João Bananeira, personagem típico da cultura popular local.
“Nós achamos muito legal, vimos que tinha essas mini máscaras para pintar e viemos aqui. Tudo ficou muito bonito, gostamos muito. Quem vier conhecer, não vai se arrepender”, disseram as jovens.
Programação especial continua até domingo (6)
A participação de Cariacica segue animando a Feira dos Municípios com atrações culturais e artísticas. Neste sábado (5), às 19h, o tradicional Cortejo do João Bananeira vai invadir os corredores do evento, misturando música, dança e história num passeio envolvente pelas raízes culturais da cidade.
E, para fechar o fim de semana, com chave de ouro, no domingo (6), às 18h30, o grupo Pele Morena sobe ao palco com uma apresentação recheada de ritmos brasileiros — do samba ao axé, passando pelo pagode e pelos clássicos da MPB.
Com uma programação que exalta seus sabores, sua cultura e seu povo, Cariacica mostra na Feira dos Municípios que tradição, sustentabilidade e criatividade caminham juntas rumo ao futuro.