Começamos, então, a temporada de mata-mata. Curioso foi ver torcedores acompanhando os sorteios da Libertadores e da Copa Sul-Americana como se fossem disputas de pênalti, lamentando ou comemorando os adversários sorteados! Não dá para negar que campeonato de pontos corridos é mais “justo”, pois premia o time mais regular. Mas emoção é com mata-mata. E ponto.
E o primeiro que começa pra valer é o da Copa do Brasil. Vamos, então, aos palpites dos confrontos que começam nesta semana.
Corinthians x Flamengo

Jogo de ida: 15 de maio / Itaquerão
Jogo de volta: 4 de junho / Maracanã
A única coisa que equilibra hoje o confronto é o peso das camisas. Porque, futebol por futebol, o Fla é amplo favorito. Ainda está devendo aquela exibição que todos os flamenguistas esperam — e que talvez nunca venha —, mas tem jogado mais bola do que o Corinthians do Carille. Na verdade, clubismo à parte, nem os corintianos aguentam mais o “sofrer, sofrer e tentar jogar por uma bola”. Isso cansa.
Por outro lado, o estilo de jogo do Timão funciona em mata-mata. O Carille vai “fechar a casinha” e o Fla corre risco de rodar, rodar e voltar a ser aquele arame liso do ano passado. Alguém aí lembrou do ano passado?
Atlético/MG x Santos
Jogo de ida: 15 de maio / Independência
Jogo de volta: 6 de junho / Pacaembu
O Santos é uma das atrações da temporada. Joga para a frente, joga bonito e é vice-líder do Brasileirão. O Galo, por sua vez, é uma das decepções da temporada. Caiu na fase de grupos da Libertadores, jogando mal e dando a sensação de que está perdido.
Acho que o favoritismo do Santos neste confronto é mais claro do que o do Fla em cima do Corinthians. Com uma ressalva: o Peixe foi eliminado na Copa Sul-Americana pelo modesto River Plate/URU. Em mata-mata…
Fluminense x Cruzeiro
Jogo de ida: 15 de maio / Maracanã
Jogo de volta: 5 de junho / Mineirão
“Papai” Fred x “Filho” Pedro. Um duelo bem interessante entre presente e futuro da posição de centroavante. Ainda no Fluminense, Fred cravou que Pedro seria o futuro camisa 9 da Seleção Brasileira.

A relação fraternal, porém, acaba aí e o Cruzeiro é o amplo favorito no confronto. Verdade que caiu de rendimento após voar nos primeiros meses da temporada. Além da campanha irregular no Brasileirão (duas vitórias e duas derrotas), perdeu na última rodada a melhor campanha na fase de grupos da Libertadores, com derrota em casa para o Emelec. Ainda assim, tem muito mais time e opções para eliminar o Flu.
Mas é também um teste e tanto para Fernando Diniz provar que seu estilo de jogo também é competitivo.
Fortaleza x Athletico/PR
Jogo de ida: 16 de maio / Castelão
Jogo de volta: 5 de junho / Arena da Baixada
Dois estreantes na edição atual da Copa do Brasil. O Athletico/PR estreia já nas oitavas de final porque está na Libertadores. Já o Fortaleza ganhou esse privilégio por causa do título da Segundona do Brasileiro. Para mim, é injusto. Não gosto da ideia de pré-classificar para as oitavas de final equipes que disputaram competições de nível técnico inferior (Segundona, Copa Verde e Copa do Nordeste).
Apesar da curiosidade em cima do trabalho do Rogério Ceni no Fortaleza, o Furacão é favoritíssimo. Principalmente por decidir em casa, onde o Athletico/PR é muito ofensivo, pressiona e joga bonito.







