Uma semana imprevisível. Que nos deixa na expectativa e na torcida para que os jogos do fim de semana sejam bem jogados e emocionantes. As viradas de Fluminense, Liverpool e Tottenham animaram o fã de futebol. Ainda bem!
Mas vamos falar de um futebol bem mais modesto. Nas cifras, principalmente. Porque dentro de campo nada impede que Vitória e Serra, os representantes do Espírito Santo na Série D do Brasileirão, tentem jogar um futebol ofensivo, com toque de ousadia e agradável de se ver.
A Quadradona começou bem para o Vitória. Ainda sem a maioria dos reforços, que não foram regularizados a tempo — bola fora! —, o time venceu o Sobradinho/DF na primeira rodada por 2 a 0, no Kleber Andrade. A conta da classificação para o mata-mata é a seguinte: vencer os três jogos em casa e somar alguns pontos fora. Ou seja, o atual campeão estadual começou fazendo a sua parte.
O clube alvianil contratou 10 reforços para tentar subir para a Série C. Apenas dois estavam disponíveis na primeira rodada. Na segunda rodada, neste sábado (11), o Vitória visita a Portuguesa/RJ, que deve jogar com portões fechados no estádio Luso-Brasileiro por falta de laudos. Os demais jogadores já estão regularizados e, assim, pode-se pensar num triunfo fora de casa já na segunda rodada, que deixaria o Vitória numa situação muito boa rumo à classificação.
De todos os reforços do Vitória, o que mais estou ansioso para ver em campo é o Vitinho, vice-campeão estadual deste ano Real Noroeste. Ele “comeu” a bola no Capixabão, principalmente na reta final. E pode dar muita qualidade ao Vitória, fazendo boa dupla com Carlos Vitor, que também recuperou o bom futebol. Fico na torcida!
O Vitória lidera o Grupo 12, com os mesmos três pontos da Caldense/MG, mas com saldo de gols superior (2 contra 1). Portuguesa/RJ e Sobradinho/DF estão zerados.
Todos ao Robertão!

O Serra também contratou por atacado para a Série D. Foram nove reforços, além do técnico Gian Rodrigues. Na estreia, perdeu fora de casa por 1 a 0 para o Brasiliense de Lúcio, Reinaldo, Morais e Jobson. Resultado normal. Mas que “obriga” o campeão capixaba de 2018 a vencer o jogo da segunda rodada, em casa, para não ficar para trás.
O problema é que o adversário é o Ituano. Na teoria, o melhor time do Grupo 13. O time de Itu foi eliminado nas quartas de final do Paulistão pelo São Paulo. Na fase de classificação, porém, foi líder do seu grupo, com 17 pontos, dois a mais do que o próprio São Paulo.
Como o jogo é no Robertão, vale para o Serra a mesma conta feita para o Vitória, ou seja, vencer as partidas em casa e tentar alguns pontos fora. Não vai ser fácil. Por isso, sábado (11) é dia da torcida também fazer a parte dela e encher o Robertão! Por sinal, os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Todos ao Robertão!
Regulamento
A Quadradona tem 68 equipes, divididas em 17 grupos com quatro equipes em cada grupo. Avançam para a segunda fase os primeiros colocados de cada chave, além dos 15 melhores segundos colocados. A partir daí, é mata-mata até a decisão. Os quatro semifinalistas sobem para a Terceirona do Brasileiro de 2020.







