A Dica do Dias de hoje vai para um documentário chamado “Ice Guardians”. O filme, que está no catálogo da Netflix, trata da função do “enforcer” no hóquei no gelo.
Se você, como eu, conhece pouquíssimo sobre esse esporte, ao menos já ouviu falar das brigas que acontecem nas partidas, né? E são brigas mesmo, com os caras gigantescos saindo na mão, literalmente, sem luvas!
Pois então! As brigas fazem parte da cultura do hóquei no gelo — e vários depoimentos de jogadores, dirigentes, jornalistas e torcedores no documentário confirmam isso — e a maioria delas acontece por causa dos “enforcers”.
Visto por alguns como os vilões, ou bad boys, eles também são amados pelos companheiros de time, já que têm uma função de proteger os jogadores mais habilidosos da equipe.
“Tradicionalmente, o enforcer é o tubarão na água que garante que ninguém tire proveito dos habilidosos”. Essa é uma das boas frases que ficam marcadas na produção.
O filme tem 1h48 de duração. Achei um pouco longo. Mas é muito interessante. Com muitos depoimentos de “enforcers” lendários e histórias das suas brigas, fraturas, perdas de dentes, (muitas) cirurgias…
Bob Probert, Dave Schultz, Dave Semenko, Tie Domi, Joe Kocur e George Laraque e outros são citados e/ou entrevistados.
“Há dois momentos em que as pessoas se levantam numa partida: quando um gol é marcado e quando há uma briga. E quando há uma briga, TODOS se levantam”, compara Brett Hull, Hall da Fama da modalidade, com 20 anos de carreira na NHL, a liga profissional americana.
 
	    	 
		    






