O Brasileirão de 2020 começa neste sábado (8). Um ano atípico, com a pandemia de Covid-19 forçando mudanças de calendário, logística e preparação. Quando a bola começar a rolar, porém, tudo fica em segundo plano e começa a corrida pelo título. O blog ligou o palpitômetro e vai tentar apontar quem são os favoritos e quais podem ser as zebras e das decepções da competição.
É chover no molhado dar o favoritismo ao Flamengo. Atual campeão, o time perdeu o técnico Jorge Jesus. Mas tem um elenco ainda mais forte do que o do ano passado, com reservas que seriam titulares em todos os outros times, como Pedro, Thiago Maia, Michael e Pedro Rocha.
Mas quem pode atrapalhar os planos rubro-negros? Dá uma olhada no palpitômetro abaixo e veja se concorda comigo.
PALPITÔMETRO LIGADO

Flamengo
Colocação em 2019: campeão
Técnico: Domènec Torrent
Destaques: o time todo? Brincadeira! O trio de ataque Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta continua por lá, assim como Everton Ribeiro e Gerson. Isso tudo e um banco no qual a maioria dos reservas seriam titulares nas demais equipes do Brasileirão.
Palpite: favoritaço
Santos

Colocação em 2019: vice-campeão
Técnico: indefinido
Destaques: o baixinho Soteldo continua como o principal jogador da equipe. Sánchez e Marinho também permanecem na Vila Belmiro. Na defesa, Lucas Veríssimo tem a companhia de Luan Peres. Só que o time foi mal no Paulistão e convive com atrasos salariais e ameaças de saídas de jogadores via Justiça. Para completar, demitiu o técnico Jesualdo Ferreira a quatro dias do início do Brasileirão, depois de apenas 15 jogos com o português no comando.
Palpite: G-8
Palmeiras

Colocação em 2019: 3º colocado
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Destaques: o Palmeiras perdeu Dudu e procura com urgência um substituto. Não no mercado, mas dentro do próprio elenco. Luiz Adriano pode ser esse cara, mas a bola tem que chegar. No Paulistão, pelo menos, chegou pouco. O elenco ainda é forte, mas tem dificuldade para render o que (parece) que pode render. Até agora, é um time comum na temporada 2020. Ah! Vale ficar de olho nos garotos Patrick de Paula e Gabriel Menino.
Palpite: G-6
Grêmio
Colocação em 2019: 4º colocado

Técnico: Renato Gaúcho
Destaques: o tricolor gaúcho contratou bem, para as posições nas quais sofreu em 2019. Mas já perdeu um dos reforços, o Caio Henrique. O pior é quase certa saída do Everton Cebolinha, como o próprio atacante admitiu após o Gre-Nal da decisão do segundo turno do Gauchão. Sem ele, o Grêmio desce alguns degrau Ainda assim, é time para brigar na ponta. A pergunta é: Renato Gaúcho vai poupar o time em quantas rodadas do Brasileirão?
Palpite: G-4
Athletico/PR

Colocação em 2019: 5º colocado
Técnico: Dorival Júnior
Destaques: do time campeão da Copa do Brasil, o Furacão perdeu pilares Rony, Léo Pereira, Bruno Guimarães e Marco Rúben. A reposição, pelo menos num primeiro momento, não foi à altura. Walter, aquele mesmo, é uma das apostas. Acho difícil manter o padrão. Por outro lado, o técnico Dorival Júnior tem a chance de provar que merece ser colocado entre os melhores do País.
Palpite: G-8
São Paulo
Colocação em 2019: 6º colocado

Técnico: Fernando Diniz
Destaques: sem contratações, o São Paulo ainda perdeu o Antony. Deu vexame no Paulistão, eliminado por um Mirassol remontado às pressas após o recomeço do campeonato. Fernando Diniz continua com dificuldade para aliar desempenho e resultado. Pelos nomes no papel, é time para brigar entre os quatro. Pelo que mostra em campo, não pode pensar em título do Brasileirão.
Palpite: G-6
Internacional

Colocação em 2019: 7º colocado
Técnico: Eduardo Coudet
Destaques: o próprio Eduardo Coudet. Aqui abro um parêntese. Eu não gostei nem um pouco do que o Inter mostrou na fase eliminatória da Libertadores, contra Universidad de Chile e Tolima. Mas a estratégia do treinador recém-chegado era garantir a vaga na fase de grupos para, depois, pensar em fazer o time jogar. E o Inter jogou! Mesmo sem vencer os Gre-Nais, acho que time colorado vai ser um dos protagonistas do Brasileirão.
Palpite: briga pelo título
Corinthians

Colocação em 2019: 8º colocado
Técnico: Tiago Nunes
Destaques: Cássio e Jô. O Tiago Nunes foi contratado para mudar o jeito de jogar do Corinthians. Chegou à final do Paulistão, mas de que forma? Fechado na defesa, agradecendo ao Cássio, com Fagner batendo (sem ser punido) e com ataque previsível. Até agora, a evolução que era esperada não aconteceu.
Palpite: G-8
Fortaleza

Colocação em 2019: 9º colocado
Técnico: Rogério Ceni
Destaques: Rogério Ceni é o grande nome do time. E vejo como um ano de afirmação do Fortaleza e do treinador. Deixaram boa impressão no Brasileirão de 2019, ficando a apenas três pontos da classificação para a Libertadores! Será possível repetir a dose? O Fortaleza caiu na semifinal da Copa do Nordeste.
Palpite: G-12
Goiás

Colocação em 2019: 10º colocado
Técnico: Ney Franco
Destaques: o volante Sandro, ex-Inter e ex-Tottenham. Outro time que terminou o último Brasileirão sem sustos, longe da zona de rebaixamento. O clube ainda busca reforços. No Campeonato Goiano, tinha a terceira melhor campanha até a paralisação por conta da pandemia de Covid-19 (atrás de Atlético/GO e Jaraguá/GO).
Palpite: briga para não cair
Bahia
Colocação em 2019: 11º colocado
Técnico: Roger Machado

Destaques: Rodriguinho. O Bahia fez um bom Brasileirão no ano passado, prejudicado pela reta final, que foi fraca em resultados. Perdeu a final da Copa do Nordeste deste ano para o Ceará. Mas contratou Rodriguinho, ex-Cruzeiro. Sem lesões, ele pode ser a peça que faltava para o salto de qualidade do time.
Palpite: G-10
Vasco

Colocação em 2019: 12º colocado
Técnico: Ramon Menezes
Destaques: Germán Cano, Castan e Talles Magno. Estou bastante curioso para ver o Vasco jogar ao estilo do Ramon. Imagino um time com mais técnica, mais criativo do que a equipe dos tempos de Abel Braga e Alberto Valentim. Cano já mostrou que é goleador. E o garoto Talles Magno pode estourar de vez. Se o time “encaixar”, o atacante pode ser o jogador de mais destaque no campeonato.
Palpite: G-10
Atlético/MG
Colocação em 2019: 13º colocado

Técnico: Jorge Sampaoli
Destaques: o Galo gastou o que tinha e (principalmente) o que não tinha para montar um elenco de R$ 567 milhões, nas contas do presidente Sérgio Sette Câmara. Rafael; Guga (Mariano), Réver, Junior Alonso e Arana; Allan, Jair e Nathan; Savarino, Keno e Marrony (Tardelli). Com Sampaoli, é time para brigar pelo título do Brasileirão. O meia Nathan já pode dizer que é o primeiro jogador do Galo a se dar bem com o treinador argentino. Olho nele!
Palpite: briga pelo título
Fluminense

Colocação em 2019: 14º colocado
Técnico: Odair Hellmann
Destaques: Marcos Paulo e Evanílson. Sim, nem Fred, muito menos Nenê ou Ganso. A saída está em rejuvenescer o time com o talento de Xerém. Se Odair Hellmann entender isso logo de uma vez, o Flu pode terminar entre os oito primeiros. Se repetir a falta de intensidade que o time mostrou até agora, vai sofrer. O Flu ainda perdeu o lateral-direito Gilberto., que pode ser substituído pela revelação Calegari.
Palpite: G-12
Botafogo

Colocação em 2019: 15º colocado
Técnico: Paulo Autuori
Destaques: Bruno Nazário, Marcelo Benevenuto e Pedro Raul. Notaram que não citei o Honda? Até agora, fez o básico. Só que ele não foi contratado para fazer o básico. Honda e Kalou, que ainda vai chegar, têm a missão de aumentar o nível do time. Vamos ver se conseguirão. Pelo que jogou no Carioca, o Fogão vai sofrer no Brasileirão apesar de alguns jogadores interessantes como Bruno Nazário e o zagueiro Marcelo Benevenuto.
Palpite: 12º a 16º lugar
Ceará
Colocação em 2019: 16º colocado
Técnico: Guto Ferreira

Destaques: Fernando Prass, Vinicius e Sobis. O Ceará foi campeão invicto da Copa do Nordeste com um time de jogadores rodados, com bastante bagagem. Mas, apesar do terceiro ano seguido na Série A, deve brigar apenas pela permanência.
Palpite: briga para não cair
Red Bull Bragantino

Colocação em 2019: campeão da Série B
Técnico: Felipe Conceição
Destaques: o artilheiro Artur é o cara. O Red Bull Bragantino foi o time de melhor campanha na fase de classificação do Paulistão. Mas caiu nas quartas de final diante do Corinthians. Acabou conquistando o Troféu do Interior. Há uma curiosidade enorme para ver se o clube-empresa de Bragança Paulista subiu para ficar no Brasileirão. Eu aposto que sim.
Palpite: G-12
Sport

Colocação em 2019: vice-campeão da Série B
Técnico: Daniel Paulista
Destaques: O ano não está nada bom para o Sport. Brigou para não cair no Campeonato Pernambucano e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste. Difícil apostar em uma surpresa no Brasileirão.
Palpite: briga para não cair
Coritiba

Colocação em 2019: 3º colocado da Série B
Técnico: Eduardo Barroca
Destaques: Robson e Rafinha. O Coxa é o candidato a azarão da vez. Ou seja, é aquele time que sobe da Série B e pode conseguir a permanência, para desespero de alguns adversários. Alguns vídeos recentes mostraram uma equipe de toque de bola envolvente, com futebol moderno. A questão é saber se vai segurar a onda no Brasileirão.
Palpite: de 12º a 16º colocado
Atlético/GO
Colocação em 2019: 4º colocado da Série B

Técnico: Vagner Mancini
Destaques: o goleiro Jean, Ferrareis e Éverton Felipe. O time tem sofrido com casos de Covid-19 no elenco. São, por enquanto, cinco jogadores isolados por causa do novo coronavírus. Não levo muita fé no Dragão. O técnico Vagner Mancini acabou de chegar por lá e não fez um jogo oficial sequer…
Palpite: vai brigar para não cair
 
	    	 
		    






