Os hábitos nutricionais possuem um papel fundamental na saúde feminina e podem estar diretamente relacionados à fertilidade.
Por isso, a partir deles, é possível desenvolver estratégias importantes para mulheres que desejam engravidar. A ginecologista Theresa Leo elenca cinco ações fundamentais para aquelas que estão na jornada rumo a se tornarem mães.

Antioxidantes na alimentação
Segundo Theresa, alimentos ricos em ácidos graxos Ômega-3, antioxidantes, vitaminas e minerais melhoram a qualidade dos óvulos e dos espermatozoides.
Por isso, uma alimentação equilibrada deve incluir uma variedade de frutas, legumes e grãos integrais, além de proteínas saudáveis. Quanto menos produtos industrializados, melhor.
A médica explica que alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, nozes e sementes, ajudam a proteger a saúde reprodutiva.
“Os antioxidantes combatem radicais livres, que são substâncias químicas prejudiciais ao organismo. Estes radicais livres podem afetar a fertilidade, danificando óvulos e espermatozoides”.
Uso de suplementos
Embora uma dieta equilibrada seja a base para a saúde reprodutiva, os suplementos podem ajudar na fertilidade em certas situações.
“Suplementos vitamínicos e minerais, como ácido fólico, vitamina D, zinco, selênio e coenzima Q10, também podem melhorar a qualidade dos óvulos e espermatozoides. Mas a suplementação deve ser personalizada e ajustada às necessidades de cada pessoa”, alerta a médica.
Evitando poluentes
Toxinas e poluentes ambientais podem afetar a saúde reprodutiva, interferindo na função hormonal e na qualidade dos óvulos e espermatozoides. Reduzir a exposição a essas substâncias, como pesticidas e bisfenol – A (BPA), é essencial para aumentar as chances de gravidez.
“Algumas estratégicas incluem optar por alimentos orgânicos sempre que possível e evitar o uso de recipientes plásticos para armazenar alimentos e bebidas”, diz Thereza.
Peso corporal adequado
Manter um peso adequado é muito importante, pois o excesso ou a falta de gordura corporal podem afetar a ovulação e qualidade do sêmen. Por isso, o IMC (Indice de Massa Corporal) dentro da faixa normal aumenta as chances de engravidar.
“Um plano alimentar personalizado ajuda muito a alcançar e manter um peso saudável”, pontua a ginecologista.
Estilo de vida saudável
Adotar um estilo de vida saudável é outra estratégia imprescindível. Isso inclui exercícios físicos regulares, sono adequado e controle do estresse.
“Tudo isso pode potencializar os benefícios da Nutrologia na fertilidade. O estresse intenso tem sido associado à diminuição da fertilidade em mulheres e homens. Portanto, é fundamental adotar estratégias de gerenciamento de estresse, como meditação e terapia”, finaliza Theresa.
 
	    	 
		    






