É bem provável que você já tenha ouvido algum conhecido dizer que levou os animais para castrar, ou alguém sugerindo que você leve seus próprios animais para castrar, mas você já procurou saber qual a importância e os benefícios da castração dos animais?
Continue a leitura que eu te conto!
Além dos benefícios para a própria saúde dos animais, a castração é uma das formas de evitar ninhadas indesejadas, e que posteriormente esses filhotes sejam abandonados e/ou que adquiram doenças zoonóticas, dessa forma tendo grande impacto no controle populacional de cães e gatos e na saúde pública.

Em relação à saúde dos pets, a castração proporciona uma expectativa de vida maior aos animais.
Vamos entender o porque?

Para os cães e gatos machos, a castração tende a diminuir as fugas de casa, a agressividade e a marcação de território.
Além disso, a castração previne o desenvolvimento do câncer de próstata e/ou testículos, hérnias perineais e doenças sexualmente transmissíveis.

Já em fêmeas, a castração é ainda mais benéfica, pois previne neoplasias mamárias, ovarianas e uterinas, também previne a piometra (infecção do útero), a pseudociese (gravidez psicológica), a hiperplasia endometrial cística, torção e prolapso uterino, além de prevenir doenças sexualmente transmissíveis assim como nos machos.

Entretanto, é importante entender que as mudanças comportamentais variam em cada animal, e a castração não tende a gerar mudanças de personalidade do animal.
Outro mito é relacionado ao ganho excessivo de peso após a castração.
A ovariosalpingohisterectomia (OSH) consiste na retirada do útero e dos ovários, e a orquiectomia consiste na retirada dos dois testículos.

Esses procedimentos por si só não levam a obesidade, o que pode acontecer em alguns casos, é a redução de atividade física devido a falta de hormônio circulante, levando o animal a gastar menos energia e consequentemente menos calorias.
Devido a isso, é importante consultar o médico veterinário para ser orientado em relação a quantidade de comida ideal a ser oferecida ao animal castrado.

Sobre o momento adequado para realizar a castração, é importante consultar o veterinário responsável pelo pet, pois essa informação ainda é bem contraditória entre os médicos veterinários, devido a escassez de estudos relacionados a alguns fatores como raça e espécie.
Entretanto, vale ressaltar que a castração é um procedimento cirúrgico que deve ser realizado por uma equipe de médicos veterinários.

Se oriente e procure saber se além do cirurgião, o procedimento contará com um anestesista também.
Além disso, exames complementares no pré-operário e um pós-operatório realizado conforme for orientado são essenciais para garantir um procedimento seguro e um resultado satisfatório!







