Para algumas ou muitas pessoas, a passagem bíblica que diz “em tudo dai graças” pode parecer não inteligente e até mesmo incoerente, pois não faz sentido ser grato pelas situações ruins e difíceis que chegam à nossa vida.
Porém, quero fazer uma reflexão mais profunda sobre este texto, porque na verdade não estamos sendo convidados para fingir, para não reconhecer o mal, mas para manter um estado de gratidão em nosso coração, para não perder a confiança e a certeza de que não estamos sós ou abandonados.
Já compartilhei com vários clientes minha experiência de fé ao trilhar um caminho na arte de pintar murais, isto é uma história para outro momento, mas de fato tive experiências maravilhosas.
Porém, depois de certo tempo trabalhando por muitas horas em escadas e andaimes, comecei a sentir dores nas pernas e joelhos. Fui parar naquelas clínicas de reabilitação e fisioterapia.
Me lembro de olhar ao meu redor e ver pessoas que haviam sofrido algum tipo de acidente, o que me entristeceu profundamente pela situação em que me encontrava. Neste momento de introspecção, perguntei a Deus o que estava “rolando”, como iria fazer o trabalho que Ele havia me inspirado a fazer, se quanto mais eu trabalhava, pior eu ficava.
Neste momento senti um profundo consolo no meu coração e uma frase vinha a minha mente: “Este estado ruim me levaria a um estado muito melhor, que eu não alcançaria se não estivesse exatamente naquela situação”. Uaaau!
Quando me lembro, acho extraordinário, Deus estava falando comigo! O melhor estava por vir!
Numa situação ruim, sempre haverá um aprendizado, numa situação difícil sempre teremos uma oportunidade. Se não cairmos no abismo da ingratidão, reclamação e cegueira, certamente veremos novos ciclos se abrindo.
Por causa desta situação ruim, uma pessoa, sempre sedentária, passaria a encarar com perseverança toda atividade física que poderia ajudar.
Fiz fisioterapia, depois pilates, musculação, aulas coletivas e até chegar ao Cross. Em todo tempo sou grata, olho para trás e reconheço que tive uma oportunidade e a abracei, continuo nutrindo um estado de gratidão e ainda mais, reconhecendo que momentos difíceis são oportunidades de novos ciclos se abrirem.
Em outra mensagem bíblica no livro de Eclesiastes diz que existe tempo para tudo, há tempo para todo propósito debaixo do céu. Ciclos se fecham e outros se abrem, mas precisamos manter um coração grato, que é o segredo, a chave para ter uma mente saudável e perspectivas boas sobre o futuro.
A gratidão, na verdade, é o princípio de toda felicidade!
Meu desejo e oração é para que o meu e o seu coração permaneçam guardados e nutridos pela gratidão!
“Bora”!!
Novas aventuras nos aguardam.