domingo, 9 novembro, 2025
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
Capixaba Repórter
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
No Result
View All Result
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
No Result
View All Result
Capixaba Repórter
No Result
View All Result
camara

ESX 2024: Praça do Papa recebe evento de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

Redação por Redação
14 de junho de 2024
em Cotidiano
0
A Praça do Papa, conhecido ponto de encontro em Vitória, se transformará em um centro de inovação durante os dias 14 a 16 de junho, com a realização da ESX 2024. Esse evento promete ser um marco, trazendo as mais recentes novidades em tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. As inscrições já estão abertas no site oficial do evento e são gratuitas.

A programação da ESX 2024 é diversificada, incluindo palestras com especialistas renomados, workshops interativos e exposições de startups. Entre os palestrantes confirmados, estão nomes influentes no cenário de inovação e tecnologia, compartilhando suas experiências e insights sobre as tendências atuais do mercado. Os workshops oferecerão aos participantes uma oportunidade única de aprendizado prático, cobrindo desde a implementação de novas tecnologias até a gestão sustentável de negócios.

A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e a Prefeitura de Vitória (PMV) terão uma participação significativa no evento, apresentando um estande repleto de atrações. Um dos destaques será a Vivi, inteligência artificial da PMV, abordando temas como turismo, saúde e educação.

Além disso, os visitantes poderão desfrutar de um passeio virtual com óculos 3D pelos principais pontos turísticos de Vitória, proporcionando uma nova perspectiva sobre as belezas da cidade. Haverá também uma experiência de observação de baleias jubarte, permitindo aos participantes uma visão mais próxima desses majestosos animais marinhos.

O Diretor Presidente da CDTIV, Marcus Gregório, ressaltou a importância da inovação para o desenvolvimento de Vitória, destacando que a ESX coloca a cidade no mapa das cidades inovadoras e serve como uma plataforma para o intercâmbio de ideias e a criação de redes de colaboração entre empreendedores, pesquisadores, investidores e o público em geral.

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) apresentará o Facilita Vix, um totem de autoatendimento que facilita o acesso dos moradores aos serviços de saúde, permitindo agendar consultas, vacinas e acessar informações sobre medicamentos e resultados de exames.

Outra inovação que será apresentada é a utilização de drones no combate à dengue, contribuindo para a identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti de forma mais rápida e eficiente.

A área de educação também terá destaque na ESX 2024, com apresentações de robôs, oficinas da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e capacitação dos bolsistas PIBIC JR, visando promover o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.

O espaço Talentos do Amanhã, patrocinado pela Prefeitura de Vitória, tem como objetivo despertar o interesse de crianças e jovens em relação à inovação e à tecnologia, preparando-os para os desafios do futuro.

“A inovação tem transformado Vitória de maneira profunda e abrangente, posicionando a cidade como um polo de desenvolvimento tecnológico e sustentável. Na PMV e na CDTIV, temos nos empenhado em promover iniciativas que não só impulsionam o crescimento econômico, mas também melhoram significativamente a qualidade de vida dos nossos moradores. Estamos utilizando a tecnologia para enfrentar os desafios urbanos de forma inovadora e eficiente”, disse a diretora de Inovação da CDTIV, Bárbara Ohanna.

Oficinas

Sexta-feira (14/06)

Programação de Games com Scratch – Escola de Inovação – 10 a 14 anos

O Scratch é um ambiente de programação que estimula o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional, como abstração, generalização, decomposição, reconhecimento de padrões e resolução de problemas de forma geral. Essa oficina foi elaborada para que crianças, a partir de 10 anos, usando tablets com o Scratch instalado, possam criar um game por meio da programação em blocos.

Modelagem 3D com TinkerCAD  – Escola de Inovação – 10 a 14 anos

O TinkerCAD é um software de geometria sólida construtiva que permite a criação de modelos 3D para diferentes finalidades. Nesta oficina, crianças a partir de 10 anos, aprenderão as operações básicas e princípios básicos da modelagem 3D. Os participantes poderão manipular peças fabricadas com a tecnologia de impressão 3D FDM (Fused Deposition Modeling), conhecendo detalhes da tecnologia.

Oficina Robótica com Microbit – 7 a 12 anos

Desenvolvido pela BBC Inglaterra , o omicrobit inspira crianças a integrarem o mundo do pensamento computacional. Didático, atrativo e facilitador do interesse pelo ensino da programação e da robótica.

Neuroaprendizagem: Transforme seu jeito de aprender – 10 a 15 anos

A oficina oferece uma experiência envolvente e prática, incentivando os participantes a explorarem os melhores procedimentos para uma sessão de estudos eficaz, contendo técnicas de meditação, atividades cognitivas, planejamento e técnicas de estudo de forma lúdica e intuitiva, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro.

Programação e Robótica

Oficina Minecraft Adventure – 7 a 12 anos

O jogo virou febre no mundo! Com um formato similar a um Lego virtual ,o videogame permite que você use blocos para construir objetos e cenários. Mas não é só isso. Dá até para aprender a programar com Minecraft!

Oficina Criando jogos com Scratch – 7 a 12 anos

Com o Scratch, é possível criar animações, jogos e histórias interativas, expressando paixões e interesses pessoais por meio da programação em blocos.

Oficina Programando em Blocos Flappybird – 7 a 12 anos

O software usado foi o Scratch, para a construção do jogo. Ele é um programa que se utiliza de blocos lógicos para criar qualquer tipo de animação ou jogo.

Oficina Roblox Summer Camp – 7 a 12 anos

O Roblox é uma ótima ferramenta para promover o trabalho em equipe e a comunicação enquanto os alunos interagem em um mundo de jogo multiplayer ou colaboram simultaneamente em projetos no Roblox Studio.

Oficina Programação com Minecraft

Programação é a linguagem do futuro e buscamos ensinar nossas crianças a programar o futuro delas.

Oficina Meu 1º game no Construct 3 – 10 a 14 anos

Construct 3 é uma ferramenta destinada a programadores com e sem experiência. Permitindo a criação rápida de jogos, por meio do estilo Drag and Drop usando um editor visual e um sistema de lógica baseada em comportamento.

Sábado (15/06)

Lego Adventure Kids – 5 a 7 anos

Utiliza o Kit Lego Discover com peças de encaixe para introduzir os conceitos de robótica. A oficina contribui com o desenvolvimento de habilidades essenciais como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento lógico através de atividades divertidas e estimulantes que despertam o interesse pela tecnologia desde cedo.

Lego Spike Engenheiros – 11 a 14 anos

Utiliza uma ferramenta de aprendizagem Steam para estudantes entre 11 e 14 anos de idade. Combinando peças Lego com hardware e software fáceis de usar, os estudantes ficam abertos a um mundo de resolução de problemas e pensamento criativo, introduzindo conceitos de robótica de uma forma bem divertida. A oficina oportuniza explorar conceitos básicos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Lego Essential Inventores(STEM) – 8 a 10 anos

Utiliza um conjunto de ferramentas de aprendizagem para crianças dos 8 aos 10 anos de idade. Combina tijolos e peças eletrônicas Lego com software fácil de utilizar para ensinar os alunos a resolver problemas e a pensar de forma divertida. O conjunto foi concebido para captar a imaginação dos estudantes e ensinar-lhes competências do século XXI.

Neuroaprendizagem: Transforme seu jeito de aprender – 10 a 15 anos

Oferecer uma experiência envolvente e prática, incentivando os participantes a explorarem os melhores procedimentos para uma sessão de estudos eficaz, contendo técnicas de meditação, atividades cognitivas, planejamento e técnicas de estudo de forma lúdica e intuitiva, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro.

Desafio LinguaPlay: Talentos do Amanhã no Mundo dos Idiomas – 10 a 15 anos

Oferecer uma experiência envolvente e competitiva, incentivando os participantes a explorarem novos idiomas e habilidades linguísticas de forma lúdica e intuitiva e desenvolver o idioma como um passo importante para os talentos do futuro.

Programação e Robótica

  • Oficina Minecraft Adventure
  • Oficina Criando jogos com Scratch
  • Oficina Programando em Blocos Flappybird
  • Oficina Roblox Summer Camp
  • Oficina Programação com Minecraft
  • Oficina Meu 1º game no Construct 3
  • Oficina Robótica com Arduino – Acima de 10 anos
  • O Arduino é uma incrível plataforma de prototipagem rápida. Facilita o desenvolvimento de projetos de automação e robótica, tanto de hardware quanto de software

Dia 16/06

  • Lego Adventure Kids
  • Lego Essential Inventores
  • Desafio LinguaPlay

Solucionando problemas, com os super poderes dos empreendedores! – 13 a 15 anos

Na oficina ‘Solucionando Problemas com os Super Poderes dos Empreendedores’, adolescentes e jovens explorarão estratégias criativas para resolver desafios do mundo real. Através de atividades práticas, eles aprenderão a aplicar habilidades empreendedoras, como pensamento crítico, resiliência e inovação, para enfrentar obstáculos com confiança e determinação.

Programação e Robótica

  • Oficina Minecraft Adventure
  • Oficina Criando jogos com Scratch
  • Oficina Programando em Blocos Flappybird
  • Oficina Roblox Summer Camp
  • Oficina Programação com Minecraft
  • Oficina Meu 1º game no Construct 3
  • Oficina Robótica com Arduino

Palestras

Sábado (15) – 10h às 11h

A Robótica Educacional e o desenvolvimento da aprendizagem multidisciplinar dos estudantes com Lenander Stamatto Pompermayer professor de Artes da rede municipal de ensino de Vitória e historiador. Gaúcho, veio para o Espírito Santo para realizar o sonho de trabalhar com a educação e fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes e Ricardo Silva, pedagogo da Rede Municipal de Ensino de Vitória, é especialista em Tecnologias Educacionais e pesquisador em educação integral e humanizada.

Sábado (15) – 16:15 às 17:15

Robótica educacional: aprendizagem lúdica, colaborativa e divertida  com Yuri de Castro Azevedo, professor de Ciências da rede municipal de ensino de Vitória, Bacharel em Ecologia e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ. Pós-graduando no curso de especialização em Informática na Educação e Natália de Abreu Nascimento, professora de História na Rede Municipal de Vitória, é mestre em Educação e professora responsável pelo projeto de robótica da First Lego League Challenge 2024 na Emef Rita de Cássia Oliveira.

 Domingo (16) – 13:45 – 14:45

EcoTec Robótica – Ciência e Tecnologia Sustentável – com Andressa Paula de Oliveira, professora de História e Educação Científica e Tecnológica – ECT na Prefeitura Municipal de Vitória. Possui formação em História, Pedagogia, Mestrado em Ensino na Educação Básica e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes. Completou cursos em Metodologias Ativas, Robótica Educacional e Tecnologias Digitais, além de possuir especialização em Robótica Básica e Isabela Correa, professora de Língua Inglesa e Projeto de Vida na Prefeitura Municipal de Vitória. Possui formação em Letras – Inglês pela Ufes, especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Ifes e Especialização em Ensino de Língua Inglesa. Foi formadora de professores da PMV em Gsuit e Tecnologias Educacionais.

Leia Também

Mutirão do Procon Vitória ajuda moradores a renegociarem dívidas a partir de segunda-feira (10)
Cotidiano

Mutirão do Procon Vitória ajuda moradores a renegociarem dívidas a partir de segunda-feira (10)

Prefeitura de Vitória abre vagas de estágio com bolsa de até R$ 2.500
Cotidiano

Prefeitura de Vitória abre vagas de estágio com bolsa de até R$ 2.500

Papa Leão XIV reafirma que Jesus é o único salvador e define limites à veneração de Maria
Cotidiano

Papa Leão XIV reafirma que Jesus é o único salvador e define limites à veneração de Maria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Relator do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo adia julgamento de recurso eleitoral de Tiago Rocha

Relator do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo adia julgamento de recurso eleitoral de Tiago Rocha

Rose de Freitas tenta retorno ao Senado enquanto Euclério Sampaio ganha força no cenário político capixaba

Rose de Freitas tenta retorno ao Senado enquanto Euclério Sampaio ganha força no cenário político capixaba

Governo do ES garante transporte gratuito e reforço na frota do Transcol durante o Enem

Governo do ES garante transporte gratuito e reforço na frota do Transcol durante o Enem

Mutirão do Procon Vitória ajuda moradores a renegociarem dívidas a partir de segunda-feira (10)

Mutirão do Procon Vitória ajuda moradores a renegociarem dívidas a partir de segunda-feira (10)

  • Alterar Status da matéria
  • Capixaba Reporter
  • Capixaba Reporter
  • Capixaba Reporter
  • Home
  • Noticias
  • Política de privacidade

© 2025 - Desenvolvido por Webmundo soluções - Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política

© 2025 - Desenvolvido por Webmundo soluções - Todos os direitos reservados