Na Escola Municipal José de Vargas Scherrer, em Piúma, a merenda inclui arroz, feijão, omelete com legumes e suco de acerola. Segundo informações da ALES, grande parte desses alimentos vem de cooperativas de agricultura familiar, que fornecem frutas, legumes e polpas para as 16 escolas do município, beneficiando 3.500 alunos e servindo 5.500 refeições diárias.
“Temos três cooperativas que fornecem 80% dos vegetais e 500 quilos de polpa de frutas por semana”, explica Denise Feres, nutricionista da Prefeitura. O município quer aumentar para 40% as compras de agricultura familiar, acima da meta de 30% estabelecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A Coopervidas, uma das cooperativas parceiras, produz cerca de 52 mil quilos de polpa de frutas por ano, abastecendo diversas escolas capixabas. O agricultor Oséias Neves, presidente da cooperativa, se orgulha de fornecer alimentos saudáveis para a merenda escolar.
A cooperativa também participa do projeto Arranjos Produtivos, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que oferece mudas e orientação técnica para ampliar a produção.







