O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) publicou em seu site o Relatório de Qualidade do Ar da Grande Vitória, com dados referentes ao ano base de 2023. O documento atende à Política Estadual de Qualidade do Ar (Lei nº 12.059/2024) e traz uma análise completa das informações coletadas pela Rede Automática e Rede Manual de Monitoramento da Qualidade do Ar.
O relatório compila dados de nove estações automáticas e 12 pontos de monitoramento de partículas sedimentáveis em operação na Grande Vitória, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 506/2024 e pelo Decreto Estadual 3.463-R/2013.
“Este ano, adiamos a divulgação do relatório para alinhar com as novas diretrizes de qualidade do ar, estabelecidas pela Lei Federal 14.850/2024 e pelos novos padrões do CONAMA, que entraram em vigor em julho de 2024. Isso nos permitiu apresentar uma análise comparativa mais atualizada”, explicou Vinicius Rocha, coordenador de Qualidade do Ar do Iema.
O relatório também reflete os primeiros resultados das melhorias implementadas na Rede Automática entre 2022 e 2023. Essas melhorias incluíram a ampliação do monitoramento de poluentes como MP10 e MP2,5 em todas as estações, além de uma nova estação instalada no bairro Praia do Canto, em Vitória, e a expansão do monitoramento de dados meteorológicos.
Rocha destacou que, em 2023, mais de 95% das medições indicaram que a qualidade do ar na Grande Vitória foi classificada como “Boa”. “Apesar dos resultados positivos, ainda enfrentamos desafios no monitoramento e controle da qualidade do ar”, acrescentou.
O Relatório Anual de Qualidade do Ar da Grande Vitória – Ano base 2023 está disponível para consulta no site do Iema: https://iema.es.gov.br/qualidadedoar/relatorios.







