A dificuldade de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ter um acompanhante especializado na sala de aula em uma escola pública pode ocorrer pelos seguintes motivos:
Recursos Limitados: Escolas públicas geralmente têm orçamentos limitados para contratar profissionais especializados para atender às necessidades individuais das crianças com TEA. Isso pode resultar em uma falta de acompanhantes especializados disponíveis para a sala de aula.
Falta de Formação Específica: Nem todos os professores e profissionais de escolas públicas possuem formação e conhecimento especializado em TEA. Isso torna difícil oferecer suporte adequado para as crianças com necessidades especiais.

Demanda Alta: O número de crianças com TEA nas escolas públicas pode ser alto, o que pode sobrecarregar os recursos disponíveis. Isso pode dificultar a alocação de um acompanhante especializado para cada criança que precise.
Processo de Triagem e Avaliação: Em algumas escolas públicas, pode ser necessário passar por um processo de triagem e avaliação para determinar a elegibilidade de um acompanhante especializado. Esse processo pode ser longo e burocrático, atrasando a obtenção de suporte adequado para a criança.

No entanto, é importante destacar que muitas escolas públicas estão se esforçando para oferecer suporte adequado às crianças com TEA.
Programas de inclusão estão sendo implementados para ajudar essas crianças a participarem efetivamente na sala de aula. Além disso, existem iniciativas e parcerias entre escolas públicas e organizações externas que visam fornecer treinamento especializado para os professores e profissionais, a fim de melhorar sua capacidade de atender às necessidades das crianças com TEA.
 
	    	 
		    






