Empresários capixabas têm à disposição uma oportunidade única de investir em projetos de inovação em seus modelos de negócios, com a disponibilização de R$ 150 milhões pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Esses recursos são provenientes das linhas de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e que conta com o Bandes como um dos principais repassadores de recursos no Brasil.
O anúncio do aumento do limite de recursos foi feito durante o evento “Finep Day – Financiamento como Propulsor da Transformação Industrial”, realizado em parceria com o Bandes, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Finep. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento das indústrias capixabas por meio do crédito para inovação.
Além da ampliação do limite de recursos, foram anunciadas mudanças significativas para tornar o investimento em projetos inovadores mais acessível e competitivo para as empresas do Espírito Santo.
Uma das mudanças foi a inclusão de novos públicos-alvo das linhas Finep, como as cooperativas, visando fomentar a inovação no setor cooperativista e contribuir para o desenvolvimento local. Além disso, agora as empresas com Receita Operacional Bruta acima de R$300 milhões também podem se beneficiar das linhas para inovação Finep, antes limitadas às de pequeno e médio porte.
Outra mudança importante foi a eliminação da obrigatoriedade da contrapartida mínima dos clientes, permitindo o financiamento integral de projetos de inovação. Isso proporciona às empresas melhores oportunidades para explorarem seu potencial inovador com maior flexibilidade e sem as restrições tradicionais de aporte financeiro.
Além disso, o prazo para o pagamento da linha Inovacred Expresso foi ampliado de 48 meses para até 72 meses, oferecendo mais tempo para as empresas pagarem seus financiamentos.
O Bandes, em parceria com a Finep, está comprometido com o desenvolvimento sustentável da economia local, investindo na estruturação de projetos para aumentar a sustentabilidade e a competitividade dos negócios no mercado capixaba. Em 2023, o Espírito Santo se destacou no ranking nacional de operações de crédito para inovação, alcançando a quarta posição no Brasil e o segundo lugar na Região Sudeste em desembolsos.
Essa parceria entre Bandes e Finep oferece condições operacionais atrativas para os empresários capixabas que desejam investir em inovação, contribuindo para o avanço científico, tecnológico e de inovação no estado.
Para mais informações sobre as linhas de financiamento disponíveis, acesse o site www.bandes.com.br/inovacao.







