“A ampliação do metrô no Distrito Federal é uma notícia promissora para os moradores de Samambaia. A atual estagiária de Comunicação, Yasmin Lara Orilio Moreira, compartilha como a expansão beneficiará o seu trajeto diário. Atualmente, Yasmin leva cerca de uma hora para chegar à estação 114 Sul, mas com as novas estações, esse tempo deverá ser reduzido para aproximadamente 40 minutos.
Desafios e expectativas
Embora a redução do tempo de deslocamento seja um aspecto positivo, Yasmin expressa preocupações sobre a superlotação. Ela sugere que, para evitar esse problema, é necessário aumentar o número de vagões e a frequência dos trens na linha que atende Samambaia. Adicionalmente, a jovem acredita que a expansão facilitará seu retorno para casa, especialmente no que diz respeito ao uso do transporte coletivo.
Detalhes da expansão
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou um financiamento de R$ 444,5 milhões para a ampliação do metrô em Samambaia, uma parte do projeto Novo PAC. O novo trecho incluirá 3,6 quilômetros de via semienterrada, começando a partir do terminal Samambaia, com a adição de duas novas estações, que estão numeradas como 35 e 36. As novas estações serão localizadas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro Olímpico. O projeto ainda prevê a construção de três viadutos com passagem para pedestres e quatro novas passarelas.
Impactos na mobilidade urbana
A capacidade do metrô do Distrito Federal deverá aumentar significativamente. De acordo com o BNDES, a nova linha é projetada para transportar mais 9.840 passageiros por dia. Com um total atual de 160 mil usuários, essa expansão contribuirá para a melhoria da qualidade de vida na região. Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, destacou que a expansão do metrô não apenas aumenta a oferta de transporte sobre trilhos, mas também ajuda a reduzir congestionamentos, o tempo de deslocamento, a quantidade de acidentes e a emissão de poluentes, estimando uma diminuição de cerca de 7,8 mil toneladas de CO2 por ano.
Com essas melhorias, os moradores de Samambaia podem aguardar uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável nos próximos anos.
“







