A Transpetro, subsidiária da Petrobras, firmou um contrato com o consórcio de estaleiros Rio Grande e Mac Laren para a aquisição de quatro navios da classe handy. Cada embarcação terá um custo de US$ 69,5 milhões. Essa licitação, lançada em julho de 2024, integra o Programa de Renovação e Ampliação de Frota da companhia.
Utilização e Eficiência dos Novos Navios
Os novos navios serão destinados ao transporte de derivados de petróleo ao longo da costa brasileira. Com a adição dessas embarcações, a Transpetro visa aumentar sua capacidade de atendimento à Petrobras, diminuindo a dependência de afretamento desse tipo de unidade pela petrolífera. A operação dos navios será otimizada por soluções inovadoras, que permitirão maior eficiência energética e redução da emissão de gases de efeito estufa. As embarcações poderão ser abastecidas com óleo combustível marítimo ou biocombustíveis, resultando em uma estimativa de redução de 30% nas emissões em comparação aos atuais navios da frota, em conformidade com as diretrizes da Organização Marítima Internacional (IMO).
Capacidade de Transporte e Diversificação de Clientes
Os novos navios estarão preparados para transportar produtos claros derivados de petróleo, como Diesel Marítimo, Diesel S10, Diesel S500 e gasolina de aviação (GAV). Adicionalmente, a Transpetro atende não apenas à Petrobras, mas também a diversas distribuidoras, à indústria petroquímica e outras empresas do setor de óleo e gás, possuindo uma carteira de mais de 160 clientes.
Programa de Renovação e Ampliação
O Programa de Renovação e Ampliação da Frota é uma iniciativa dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), focado no desenvolvimento da indústria naval brasileira. Ao todo, a Petrobras planeja adquirir 44 embarcações através desse programa, que já estão contratadas ou em fase de licitação, totalizando investimentos de R$ 23 bilhões no setor.







