A partir de hoje, Maysa Furlan e Cesar Martins assumem as funções de reitora e vice-reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), respectivamente. A nova gestão se estenderá até 2028, marcando um importante momento para a instituição.
Maysa Furlan: Primeira Reitora da Unesp
Maysa Furlan faz história ao tornar-se a primeira reitora da Unesp e a terceira liderança consecutiva formada na própria universidade. Ela ocupará a 13ª posição de reitor(a) com mandato e a 11ª durante o período conhecido como “Unesp democrática”, iniciado após a reabertura política nos anos 1980. Maysa já ocupou a vice-reitoria na gestão atual (2021-2024) e possui amplas experiências em cargos administrativos, sendo uma pesquisadora respeitada. Ela é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Em 2021, recebeu a Medalha Simão Mathias, em reconhecimento a sua contribuição para a química.
O novo vice-reitor, Cesar Martins
Cesar Martins traz consigo uma vasta experiência acadêmica, tendo sido diretor do Instituto de Biociências (IBB) do campus de Botucatu por quatro anos. Em 2021, assumiu o cargo de chefe de gabinete da reitoria e também foi diretor-presidente da Fundação do Instituto de Biociências (FundBio). Martin é especialista em Evolução Genômica e Cromossômica, além de ter atuado na divulgação científica.
Unesp e seus Desafios
A Universidade Estadual Paulista é composta por 34 unidades acadêmicas espalhadas por 24 campus, com 22 localizados no interior do estado, um no litoral e um na capital, onde se encontra a reitoria. Para 2025, o orçamento previsto é de R$ 4,69 bilhões, sendo a maior parte, R$ 4,26 bilhões (90,83%), originária da cota-parte do ICMS.
A Unesp, uma instituição pública e gratuita, atende a 31,4 mil estudantes em 136 cursos de graduação e possui aproximadamente 12,7 mil alunos em 139 programas de pós-graduação stricto sensu, conforme dados de janeiro do projeto “Somos Unesp”. Recentemente, a universidade foi classificada como a segunda do Brasil em produção científica, de acordo com dados da Capes, considerando a base de periódicos científicos Web of Science/Clarivate.
Essas mudanças na gestão sinalizam um compromisso renovado com a excelência acadêmica e a inovação na Unesp, especialmente em um ano emblemático, que marcará o quinquagésimo aniversário da instituição.







