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Estudo destaca Vitória como referência nacional em formação de professores e alfabetização

adm rodrigo por adm rodrigo
12 de junho de 2025
em Educação
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Estudo destaca Vitória como referência nacional em formação de professores e alfabetização

Um estudo de caso realizado pelo Movimento Profissão Docente, uma coalizão formada por organizações do terceiro setor, colocou a rede municipal de Vitória como referência nacional em políticas educacionais voltadas à formação de professores e à alfabetização. O estudo analisa as estratégias adotadas pelo município e destaca a capital capixaba como um exemplo de políticas bem articuladas, baseadas em evidências e centradas no desenvolvimento dos profissionais da rede.

“O Movimento Profissão Docente investigou como a rede estruturou sua política pública de formação continuada e tornou a capital capixaba um exemplo de sucesso no aprendizado dos estudantes”, afirma o estudo. O levantamento integra a série de publicações do Movimento Profissão Docente que visa identificar boas práticas para inspirar redes de ensino de todo o país.

A análise foi motivada pelo desempenho de Vitória no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, divulgado em junho de 2024, que colocou o município entre as cinco capitais brasileiras com maior percentual de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, sendo a primeira da região Sudeste e a quarta colocada no ranking nacional.

Uma das ações centrais foi a reestruturação da política de formação continuada da rede, que passou a ser realizada no horário de trabalho e articulada ao currículo, às avaliações, aos materiais didáticos e ao acompanhamento pedagógico. “Formação é coisa séria. Não é apenas uma estratégia administrativa, mas um processo genuíno de valorização profissional. Garantir a formação de professores no horário de trabalho é essencial para o desenvolvimento de uma educação de qualidade”, destacou a secretária Juliana Rohsner.

Entre os destaques apontados pelo estudo está a formação continuada estruturada, onde as formações são organizadas por componente curricular e etapa de ensino, com carga horária significativa, encontros mensais e pautas baseadas em dados da aprendizagem e nas necessidades reais das escolas. Também é destacado o acompanhamento pedagógico efetivo, em que assessores pedagógicos realizam visitas quinzenais às escolas, atuando como consultores próximos às equipes gestoras e promovendo o alinhamento entre avaliação, planejamento e formação.

Outra ação levantada pelo estudo é o currículo unificado e a definição de objetivos trimestrais claros, com a padronização da carga horária e a definição de metas de aprendizagem por trimestre que garantem maior previsibilidade nas ações pedagógicas. Também foi destacado o Projeto Educar para Vitória, uma iniciativa que integra avaliação diagnóstica, reforço escolar, formação de professores e ampliação da carga horária para os estudantes de toda a rede.

Com o avanço dos indicadores como prioridade, a rede de Vitória passou a atuar com base em planejamento estratégico, metas bem definidas e monitoramento contínuo. Com isso, é possível observar o fortalecimento da cultura pedagógica nas escolas e a ampliação das oportunidades de aprendizado para mais de 40 mil estudantes da rede municipal.

Resultado
O resultado vem aparecendo nos indicadores da educação municipal. Após anos de estagnação, Vitória registrou aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 5,6 para 6,2 nos anos iniciais, e de 4,6 para 5,5 nos anos finais. O município também foi reconhecido pelo Ministério da Educação com o Selo Ouro em Alfabetização, diante dos índices alcançados em toda a rede.

“O reconhecimento é importante, mas o que mais nos motiva é saber que nossas crianças estão tendo acesso a uma educação pública de qualidade, humanizada e transformadora. Seguiremos comprometidos com a valorização de nossos profissionais e com o direito à aprendizagem de cada estudante de Vitória”, finaliza Juliana Rohsner.a

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