Uma pesquisa divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) revelou que 70% dos estudantes do ensino médio no Brasil utilizam ferramentas de inteligência artificial generativa, como ChatGPT e Gemini, para realizar pesquisas escolares. No entanto, apenas 32% desses alunos receberam orientação nas escolas sobre como utilizar essas tecnologias de forma segura e responsável.
A pesquisa também destacou que 68% dos gestores escolares realizaram reuniões com professores e outros funcionários sobre o uso de tecnologias digitais nas escolas, e 60% discutiram o tema com pais, mães e responsáveis. Apesar disso, regras específicas sobre o uso de IA generativa por alunos e professores nas atividades escolares foram mencionadas por apenas 40% dos gestores.
A coordenadora do estudo, Daniela Costa, enfatizou que o uso crescente de IA generativa exige novas abordagens pedagógicas, incluindo a curadoria de conteúdos e a avaliação crítica das informações. Ela ressaltou a importância de as escolas adaptarem suas práticas para lidar com essas novas ferramentas e orientarem os alunos sobre como utilizá-las de forma ética e eficaz.
 
	    	 
		    






