Apresentada para mais de 100 mil pessoas desde a sua estreia, a peça O pai, estrelada por Fúlvio Stefanini, abre a programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) nesta sexta-feira (13).
O espetáculo começa às 20 horas, no Teatro Universitário, um dos palcos da Grande Vitória que acolhem a 19ª edição do festival.
O pai também será encenado neste sábado, 14, no mesmo horário.
O Teatro Universitário ainda recebe outros dois espetáculos do festival: Cadê Mafalda?, do Grupo de Teatro Rerigtiba, de Anchieta; e Metrópolis: tragédia de um país, do Grupo Cia. Teatro Urgente, neste domingo, 15. A entrada para as peças é gratuita.
LEIA TAMBÉM: 19º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória começa na sexta-feira (13)
Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo, sendo permitida a retirada de até dois por pessoa.

Antes da apresentação de O pai, será realizada uma cerimônia de abertura do festival, às 19h30, com homenagens à atriz e diretora Marcia Gaudio, ao artista e produtor cultural Armando Mecenas e ao ator e poeta Marcos de Castro (in memoriam).
O espetáculo
Em O pai, Stefanini interpreta André, um idoso de 80 anos, rabugento à primeira vista, mas dotado de simpatia e senso de humor cativantes.
LEIA TAMBÉM: Feriado terá MPB, teatro, trap, festivais e atrações para as crianças
Sua filha, confrontada com o dilema de cuidar do pai à medida que sua saúde mental declina, se vê diante de uma difícil decisão: assumir a responsabilidade de cuidar dele ou considerar a opção de interná-lo em uma instituição de idosos, liberando-se para desfrutar sua própria vida ao lado de seu namorado.
Escrita pelo francês Florian Zeller, a peça já foi encenada em mais de 30 países. A montagem brasileira de O pai, dirigida por Léo Stefanini, estreou em 2016, rendendo a Fúlvio Stefanini o Prêmio Shell de Melhor Ator.
Programação
O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória conta com 25 peças, entre produções locais, nacionais e internacionais, que serão encenadas em diversos espaços até o dia 21 de outubro. Também haverá oficinas gratuitas de diversas temáticas.
Os interessados podem se inscrever nas oficinas e conferir a programação completa por meio deste link.
Segundo a diretora geral do festival, Elenice Moreira, as 25 peças selecionadas foram escolhidas dentre 140 propostas inscritas. Ela destaca a possibilidade de apresentar gratuitamente ao público capixaba obras com qualidade comprovada.
“É importante para democratizar o acesso à cultura. O teatro também serve de reflexão para o dia a dia das pessoas”, afirma Moreira.
Para a diretora, além da formação de plateia, é visível o fomento à produção local a partir da movimentação gerada pelo festival.
“Temos os cinco ‘cês’: ‘claro crescimento da cena cultural capixaba’, onde os artistas se renovam a cada dia”, diz.
Retorno ao Teatro Universitário
A 19ª edição do festival marca o retorno da programação ao Teatro Universitário, após uma série de reformas estruturais no espaço.
“A Ufes sempre foi parceira, e a participação e o auxílio luxuoso do Teatro Universitário são imprescindíveis”, afirma.
Para o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, a participação da Ufes no festival é mais uma ação de retomada do movimento de teatro na Universidade, iniciado com as oficinas oferecidas pela Secult-Ufes em parceria com o grupo Repertório Artes Cênicas.
“A Ufes se posiciona sempre a favor dos processos da cadeia produtiva da cultura. Acolher o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória é consolidar a apresentação de montagens internacionais, nacionais e capixabas de forma gratuita, proporcionando ao público a aproximação e o reconhecimento da qualidade da produção teatral”, afirma Borges.







