O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A decisão foi anunciada em 15 de setembro de 2025, após uma votação que envolveu cinco finalistas: “Baby”, “Kasa Branca”, “Manas”, “O Último Azul” e “O Agente Secreto” .
Ambientado no Recife de 1977, durante a ditadura militar, o filme acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que se vê perseguido por assassinos mercenários e fantasmas do passado, enquanto se esconde durante o Carnaval. A obra já conquistou reconhecimento internacional, incluindo prêmios no Festival de Cannes, onde Kleber Mendonça Filho foi premiado como Melhor Diretor e Wagner Moura como Melhor Ator ([O Poti][1]).
A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para 6 de novembro de 2025, com distribuição da Vitrine Filmes. Além disso, o filme será exibido no Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina pela MUBI, e nos Estados Unidos pela NEON .
Com uma narrativa envolvente e atuações marcantes, “O Agente Secreto” promete ser uma forte representação do cinema brasileiro na maior premiação do cinema mundial.
 
	    	 
		    






